Previous Next

Bolsas de Estudos "MaB da UNESCO 2020"

. O MaB foi lançado em 1971 e é um programa de cooperação científica internacional sobre as interações entre o homem e seu meio. Busca o entendimento dos mecanismos dessa convivência em todas as situações bioclimáticas e geográficas da biosfera, procurando compreender as repercussões das ações humanas sobre os ecossistemas mais representativos do planeta.

O objetivo central do Programa MaB é promover o conhecimento, a prática e os valores humanos para implementar as boas relações entre as populações e o meio ambiente em todo o planeta.

O Programa MaB desenvolve, ao mesmo tempo, duas linhas de ação:

 O aprofundamento direcionado das pesquisas científicas, para o melhor conhecimento das causas da tendência de um aumento progressivo da degradação ambiental do planeta;

 A conceção de um instrumento inovador de planeamento, das Reservas da Biosfera, para combater os efeitos dos citados processos de degradação, promovendo a conservação da natureza e o desenvolvimento sustentável.

O programa MaB-Homem e a Biosfera (MAB-ICC), na sua 29ª Sessão do Conselho de Coordenação Internacional adaptaram os novos critérios e condições de seleção das bolsas para Jovens Cientistas do MAB a fim de dar continuidade ao Plano de Ação de Lima (PAL) para as Reservas da Biosfera e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) pertinentes.


Queiram encontrar em anexos o formulário de pedido de bolsas para Jovens Cientistas 2020 (anexo) assim como a nota informativa relativa aos objetivos e aos critérios de seleção dos vencedores (anexo 2).
A fim de facilitar o trabalho do Bureau do MAB para a seleção dos vencedores, informamos que a Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO e o seu Comité Nacional MAB apenas endossarão as candidaturas que respondem aos critérios e ter em atenção o equilíbrio de género.


É de anotar que as inscrições para os pedidos de bolsas para 2020 devem dar entradas no Secretariado do MAB em Paris antes de 13 de dezembro de 2019. Como nos anos anteriores, todas as candidaturas devem ser endossadas e assinadas pelos respetivos MAB.


A Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO comunica que por inexistência de um Comité Nacional MAB ativo no país, todas as candidaturas devem dar entrada na sua sede o mais tardar 9 de dezembro de 2019.
Sendo assim, toda a informação relativa ao Programa de Bolsas do MAB para jovens cientistas, bem como os objetivos e critérios de seleção das bolas os interessados podem consultar o endereço seguinte: http://en.unesco.org/MaB/awards , ou no site web da Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO: http://cvunesco.org/joom/


Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO.


Cordialmente,
CNU-Coordenação de C&I e Bolsas de Estudos

 

 

29ª Sessão do Conselho de Coordenação Internacional 

Comentar


Código de segurança
Atualizar