A UNESCO é a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (United Nations Educational, Scientific, and Cultural Organization). Foi criada em 1945, com a adopção do Acto Constitutivo a 16 de Novembro. O seu principal objectivo é o de contribuir para a paz, desenvolvimento humano e segurança no mundo, promovendo o pluralismo, reconhecendo e conservando a diversidade, promovendo a autonomia e a participação na sociedade do conhecimento. Tem sede em Paris e dispõe de escritórios regionais e nacionais em vários países. Tratando-se de uma agência especializada das Nações Unidas, as suas línguas oficiais são o inglês, o francês, o espanhol, o russo, o árabe e o chinês.

A Conferência Geral constituída por todos os Estados-membros e que tem lugar ordinariamente uma vez cada biénio, é o órgão máximo responsável pelas decisões referentes à actuação da Organização, aprovando o seu Programa e Orçamento. Cada Estado-membro representa um voto. O Conselho Executivo é composto por 58 Estados-membros, eleitos pela Conferência Geral para um mandato de quatro anos. Reúne ordinariamente duas vezes por ano. Prepara os trabalhos da Conferência Geral e é responsável pelo acompanhamento da execução do Programa da Organização.

O Director-Geral é o responsável máximo da Organização, eleito pela Conferência Geral para um mandato de quatro anos, podendo ser reeleito por mais um mandato. O actual Director-Geral é o Embaixador Koichiro Matsuura, do Japão, que exerce o cargo desde 1999. O Secretariado é o órgão executivo da Organização. Sob a autoridade do Director-Geral, implementa o Programa.

 

Para mais informações www.unesco.org

Comentar


Código de segurança
Atualizar