13 de Fevereiro Dia Mundial da Rádio

Assinala-se hoje terça-feira, dia 13, o Dia Mundial da Rádio, que este ano é dedicado ao tema “Rádio e Desporto”, pois a aliança da rádio e do desporto representa uma força para a participação cívica e o desenvolvimento, ...

assim como para a celebração de valores de humanidade e de diversidade.

Os subtemas são os seguintes: diversidade na cobertura desportiva, igualdade de género na cobertura desportiva e paz e desenvolvimento através da cobertura desportiva.
Recorde-se que a data do Dia Mundial da Rádio, que se assinala, anualmente, a 13 de fevereiro, foi declarada em 2011 pela UNESCO e o primeiro Dia Mundial da Rádio foi celebrado em 2012.


A rádio continua a ser o meio de comunicação social que atinge as maiores audiências, continuando a adaptar-se às novas tecnologias e a novos equipamentos, com a transmissão online via streaming, por exemplo.


A rádio acompanhou os principais acontecimentos históricos mundiais e hoje continua a ser um meio de comunicação fundamental. Este meio de comunicação social adaptou-se à era digital e continua a ser um meio fiável para a população, que recebe a informação na hora, sendo esta uma das características mais positivas da rádio.
Desde 2012 que é comemorado oficialmente o 13 de Fevereiro como Dia Mundial da Rádio. A data escolhida pela UNESCO para a comemoração o dia coincide com o dia em que em 1946 a Radio ONU foi estabelecida numa resolução das Nações Unidas.

A partir daí, começou a transmitir desde a sede na Nações Unidas em Nova Iorque, em onda curta para o resto do mundo. Noticiários e programas em cinco línguas oficiais da ONU na altura a saber: Chinês, Inglês, Francês, Russo e Espanhol - durante um período de entre 9 a 12 horas por dia.

A Rádio mesmo após o aparecimento da televisão manteve-se firme como meio de escuta ao longo de várias gerações, mantendo-se como um meio de contacto regular e permanente, mesmo numa época onde desde há 20 anos a internet foi tomando posição como plataforma de divulgação artística, cultural, educacional e informativa.

A rádio adaptou-se no tempo. As novas tecnologias e equipamentos foram integrados. A mobilidade, criatividade e interatividade que as novas plataformas introduziram no ambiente digital, não são senão a mesma lógica e ADN que a rádio sempre posicionou.
A Rádio como plataforma de debate e comunicação, promoção cultural ou de informação em situações de emergência social. Uma plataforma para divulgar artistas, talentos, factos e históricos.


Assinala-se hoje terça-feira, dia 13, o Dia Mundial da Rádio, que este ano é dedicado ao tema “Rádio e Desporto”, pois a aliança da rádio e do desporto representa uma força para a participação cívica e o desenvolvimento, assim como para a celebração de valores de humanidade e de diversidade.
Os subtemas são os seguintes: diversidade na cobertura desportiva, igualdade de género na cobertura desportiva e paz e desenvolvimento através da cobertura desportiva.
Recorde-se que a data do Dia Mundial da Rádio, que se assinala, anualmente, a 13 de fevereiro, foi declarada em 2011 pela UNESCO e o primeiro Dia Mundial da Rádio foi celebrado em 2012.


A rádio continua a ser o meio de comunicação social que atinge as maiores audiências, continuando a adaptar-se às novas tecnologias e a novos equipamentos, com a transmissão online via streaming, por exemplo. A rádio acompanhou os principais acontecimentos históricos mundiais e hoje continua a ser um meio de comunicação fundamental. Este meio de comunicação social adaptou-se à era digital e continua a ser um meio fiável para a população, que recebe a informação na hora, sendo esta uma das características mais positivas da rádio.

Em Cabo Verde já se tornou uma tradição a comemoração da data e este ano a Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO e a Rádio Nacional de Cabo Verde (RCV e RCV+) juntam esforços para, a semelhança dos anos anteriores, comemorar o Dia Mundial da Rádio, que se assinala a 13 de Fevereiro.
Tento em conta o lema desde ano “Desportos e Rádio”, os parceiros acharam por bem realizar uma emissão especial de rádio num estádio de futebol, conjugando a animação radiofónica e provas desportivas. Infelizmente por razões de força maior não foi ali realizado e tudo passou a ter lugar ontem dia 12 de Fevereiro no Auditório da RCV.


O evento compreendeu uma emissão em direto e em simultâneo na RCV e na RCV+, a volta do lema do dia Mundial da Rádio “Rádio e Desportos”, a partir do estádio de futebol da ASA. A atividade teve uma parte dedicada a conversas sobre os valores do desporto, a importância da rádio, concretamente da RCV e da RCV+, na divulgação do Desporto, e a importância de se comemorar a efeméride. Nesta parte da atividade participarão desportistas, representantes de Federações desportivas, Secretária Executiva da CNU, Editor de Desporto e Diretor da RCV.
Previa-se uma segunda parte do evento foi dedicado a atividades lúdicas e desportivas tradicionais como corrida de saco, corrida de velocidade, marcação de penalties, baixadinhas com bola, etc. Mas pelo fato de termos deslocado o ato para o auditório estas e outras atividades não foram realizadas, no espaço, e para tornar o evento atrativo algumas perguntas relacionadas com a UNESCO, a Radio e o Desportos foram lançadas aos alunos das escolas associadas da UNESCO presentes e alguns brindes foram oferecidos aos participantes e ouvintes.

 

 

 


Imprimir   Email

Comentar


Código de segurança
Atualizar