EDUCAÇÃO
A educação transforma vidas e está no centro da missão da UNESCO de construir a paz, erradicar a pobreza e impulsionar o desenvolvimento sustentável.
CULTURA
No mundo interconectado de hoje, o poder da cultura de transformar as sociedades é incontornável.
DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA
3 de maio é um lembrete aos governos da necessidade de respeitar o seu compromisso com a liberdade de imprensa e é também um dia de reflexão entre os profissionais da comunicação social sobre questões de liberdade de imprensa e ética profissional.
DIA MUNDIAL DA DIVERSIDADE CULTURAL PARA O DIÁLOGO E DESENVOLVIMENTO
Reconhecendo a necessidade de "reforçar o potencial da cultura como meio de alcançar a prosperidade, o desenvolvimento sustentável e a coexistência pacífica global".
PRÉMIOS INTERNACIONAIS DA UNESCO
Edição de 2022 dos Prémios Internacionais de Alfabetização da UNESCO-2022
CIÊNCIA: CONFERÊNCIA DAS NAÇOES UNIDAS SOBRE O OCEANO
A conferência do oceano das nações unidas de 2022 com o tema: “intensificar a acção dos oceanos com base na ciência e na inovação para a implementação do objectivo 14: balanço, parcerias e soluções

Jornada Mundial da Rádio 2020

Índice do artigo

A nível mundial, a rádio continua a ser o meio mais consumido. Esta capacidade única de alcançar um público o mais amplo possível, permite que seja a arena onde todas as vozes podem ser expressas, representadas e ouvidas. As estações de rádio devem, portanto, ser capazes de servir diversas comunidades, oferecendo-lhes uma grande variedade de programas, perspectivas e conteúdos para reflectir a diversidade das suas audiências.

A Rádio é também um meio de comunicação de baixo custo e particularmente adequado para alcançar comunidades isoladas e pessoas vulneráveis (analfabetos, pessoas com deficiência, jovens, pobres). Assim, dá a todos, independentemente do nível educacional, a oportunidade de participar no debate público. Também participa ativamente nos sistemas de comunicação de emergência e na organização da assistência pós-catástrofe.


A rádio é uma das indústrias com alto potencial para avançar na diversidade da media e aumentar as escolhas culturais das pessoas, seja por destacar o conteúdo local ou por fornecer um fórum para vozes que não são ouvidas ou para expressões culturais que foram esquecidas.

Garantir a diversidade mediática é essencial para promover a diversidade das expressões culturais. A media é composta por facilitadores, produtores, representantes, distribuidores, disseminadores e mediadores de uma variedade vibrante de conteúdos culturais e artísticos, independentemente dos meios e das tecnologias que eles utilizam. As medias públicas também compõem uma das 11 áreas que monitoram a implementação e o impacto da Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, de 2005.

A rádio está particularmente bem posicionada para reunir as comunidades e fomentar o diálogo positivo para a mudança. Ouvindo o seu público e respondendo às suas necessidades, os serviços de rádio oferecem uma diversidade de opiniões e vozes para enfrentar os desafios que todos nós enfrentamos.

Para o Dia Mundial da Rádio 2020, a UNESCO convida as estações de rádio a promover a diversidade, tanto em suas redações como nas ondas aéreas poia ela é uma poderosa ferramenta para celebrar a humanidade em toda a sua diversidade e uma plataforma para o debate democrático.

A Rádio é também um meio de comunicação de baixo custo e particularmente adequado para alcançar comunidades isoladas e pessoas vulneráveis (analfabetos, pessoas com deficiência, jovens, pobres). Assim, dá a todos, independentemente do nível educacional, a oportunidade de participar no debate público. Também participa ativamente nos sistemas de comunicação de emergência e na organização da assistência pós-catástrofe.

Origens

A Conferência Geral da UNESCO proclamou o dia 13 de fevereiro como Dia Mundial da Rádio na sua 36ª sessão em 2011. Esta data foi proposta pelo Diretor Geral da UNESCO e corresponde à data de criação da Rádio das Nações Unidas.

A proclamação do Dia Mundial da Rádio foi baseada em um amplo processo de consulta conduzido pela UNESCO após uma proposta da Espanha em 2011. A Academia Espanhola de Rádio (Academia Española de la Radio), a agência líder do projecto, tinha sido apoiada na sua proposta por vários interessados, incluindo as principais emissoras internacionais e sindicatos e associações de radiodifusão.

Em 14 de Janeiro de 2013, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou formalmente a proclamação e, por sua vez, adoptou uma resolução na sua 67ª sessão, proclamando oficialmente o dia 13 de fevereiro como Dia Mundial da Rádio.

Tema para 2020: Diversidade.

O Dia Mundial da Rádio 2020 (WRD 2020) se concentrará nos seguintes subtemas:

- Defender o pluralismo na rádio, incluindo uma mistura de emissoras públicas, privadas e comunitárias;

O desenvolvimento de ambientes e políticas que promovam a transparência e a diversidade da propriedade media é a pedra angular de um setor pluralista, inclusivo e democrático. Os avanços tecnológicos como é o exemplo do Digital Audio Broadcasting (DAB) também contribuem para a diversificação do setor uma vez que a escolha das estações disponíveis para os ouvintes aumenta consideravelmente.

.- Incentivar a representação na redação, com equipas compostas por diversos grupos da sociedade.
As equipas editoriais são geralmente compostas por funcionários de grupos maioritários. Através de políticas de igualdade de oportunidades e tratamento justo, que evitam a discriminação com base em fatores como gênero, origem, orientação sexual, religião, idade, origens socioeconômicas e / ou partido político, as estações de rádio podem ganhar equipes multiculturais que trazem consigo perspetivas diferentes sobre questões, opiniões e histórias, aumentando assim sua credibilidade em relação aos ouvintes.

Uma força de trabalho de rádio diversa e representativa não é apenas importante para combater a discriminação e garantir a representação do gênero, como também é crucial para a criatividade e o conteúdo relevante. Assim, protege a independência editorial.

- Promover uma diversidade de conteúdos editoriais e tipos de programas que reflitam a variedade de públicos

Objetivo

O Dia visa sensibilizar o público e a media para a importância da rádio. Em particular, visa encorajar os decisores a desenvolver o acesso à informação através da rádio e a reforçar o trabalho em rede e a cooperação internacional entre as emissoras.


Para mais informações click aqui.

Mensagem do Secretário Geral da Nações Unidas em comemoração do Dia Mundial da Rádio 

Copyright©CVUNESCO

 

Copyright © UNESCOCV, 2020
Direitos reservados, All rights reserved 2020.
CNU – Achada de Santo António largo da TCV
Praia - ilha de Santiago - Cabo Verde
www.unescocv.org  -  https://www.facebook.com/unescocaboverde/

Documentos e Arquivos

Manuais Interativos
Arquivos e Anexos
Biblioteca Digital

Nosso Escritório