EDUCAÇÃO
A educação transforma vidas e está no centro da missão da UNESCO de construir a paz, erradicar a pobreza e impulsionar o desenvolvimento sustentável.
CULTURA
No mundo interconectado de hoje, o poder da cultura de transformar as sociedades é incontornável.
DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA
3 de maio é um lembrete aos governos da necessidade de respeitar o seu compromisso com a liberdade de imprensa e é também um dia de reflexão entre os profissionais da comunicação social sobre questões de liberdade de imprensa e ética profissional.
DIA MUNDIAL DA DIVERSIDADE CULTURAL PARA O DIÁLOGO E DESENVOLVIMENTO
Reconhecendo a necessidade de "reforçar o potencial da cultura como meio de alcançar a prosperidade, o desenvolvimento sustentável e a coexistência pacífica global".
PRÉMIOS INTERNACIONAIS DA UNESCO
Edição de 2022 dos Prémios Internacionais de Alfabetização da UNESCO-2022
CIÊNCIA: CONFERÊNCIA DAS NAÇOES UNIDAS SOBRE O OCEANO
A conferência do oceano das nações unidas de 2022 com o tema: “intensificar a acção dos oceanos com base na ciência e na inovação para a implementação do objectivo 14: balanço, parcerias e soluções

Mensagem da Diretora Geral da UNESCO do Dia 13 de Fevereiro

Índice do artigo

Neste Dia Mundial, celebramos o poder da rádio para refletir e promover a diversidade em todas as suas formas.

Neste " país das vozes ", como Walter Benjamin chamou a rádio em seus escritos radiofônicos, todos podem se sentir em casa. A diversidade de canais de difusão - AM, FM, long wave e, cada vez mais, rádio digital, web rádio e podcasts - é acompanhada pela diversidade de conteúdos e programas produzidos, a pluralidade de opiniões, expressões culturais e sensibilidades expressas.

Através da liberdade que ela oferece, a rádio é, assim, um meio único de promover a diversidade cultural. Este é o caso particularmente dos povos indígenas, que podem encontrar na rádio um meio acessível para compartilhar suas experiências, promover suas culturas e expressar suas ideias em suas próprias línguas. É também o caso das estações de rádio comunitárias, que transmitem as preocupações de muitos grupos sociais cujas vozes, sem rádio, teriam muito menos impacto no debate público, razão pela qual a UNESCO apoia activamente estas estações de rádio e assegura, com todos os meios à sua disposição no âmbito do seu mandato, que elas possam desenvolver-se.

 


Ao convidar os ouvintes a alargar os seus horizontes, a descobrir novas perspectivas e a fomentar a compreensão intercultural, a rádio é assim um meio humanista que ajuda a combater o preconceito e a discriminação.

 

Esta diversidade deve ser percebida dentro do conteúdo da rádio, mas também entre os criadores deste conteúdo - técnicos, programadores, jornalistas, engenheiros de som, todos têm um papel a desempenhar nesta área. Neste contexto, é importante que a própria indústria de rádio seja uma indústria de diversidade, reflectindo a complexidade e riqueza das nossas sociedades. Esta diversidade é também uma mais-valia, pois é sinónimo de maior criatividade e inovação nos conteúdos produzidos.

Neste contexto, a UNESCO está particularmente empenhada em promover uma maior participação das mulheres na indústria radiofónica. Os Indicadores de Igualdade de género nos medias permitem assim medir o grau de sensibilização para a igualdade de género nos medias e nos conteúdos produzidos, permitindo avaliar em termos concretos os progressos alcançados - e o que ainda falta fazer - para dar mais espaço à diversidade".

 


Cada vez que ligamos a rádio, os fenómenos que se seguem têm uma certa expressão. A rádio "fala connosco", apesar de não estarmos a ouvir ninguém. Com estas palavras, Theodor Adorno celebrou a magia da rádio, a magia que temos no Dia Mundial da Rádio.

 

É com estas palavras que Theodor Adorno celebrou a magia do rádio, a magia que temos neste Dia Mundial.

 

Mensagem do Secretário Geral das Nações Unidas.

Copyright © UNESCOCV, 2020
Direitos reservados, All rights reserved 2020.
CNU – Achada de Santo António largo da TCV
Praia - ilha de Santiago - Cabo Verde
www.unescocv.org  -  https://www.facebook.com/unescocaboverde/

 

Documentos e Arquivos

Manuais Interativos
Arquivos e Anexos
Biblioteca Digital

Nosso Escritório