Neste Dia Mundial, celebramos o poder da rádio para refletir e promover a diversidade em todas as suas formas.
Neste " país das vozes ", como Walter Benjamin chamou a rádio em seus escritos radiofônicos, todos podem se sentir em casa. A diversidade de canais de difusão - AM, FM, long wave e, cada vez mais, rádio digital, web rádio e podcasts - é acompanhada pela diversidade de conteúdos e programas produzidos, a pluralidade de opiniões, expressões culturais e sensibilidades expressas.
Através da liberdade que ela oferece, a rádio é, assim, um meio único de promover a diversidade cultural. Este é o caso particularmente dos povos indígenas, que podem encontrar na rádio um meio acessível para compartilhar suas experiências, promover suas culturas e expressar suas ideias em suas próprias línguas. É também o caso das estações de rádio comunitárias, que transmitem as preocupações de muitos grupos sociais cujas vozes, sem rádio, teriam muito menos impacto no debate público, razão pela qual a UNESCO apoia activamente estas estações de rádio e assegura, com todos os meios à sua disposição no âmbito do seu mandato, que elas possam desenvolver-se.
Ao convidar os ouvintes a alargar os seus horizontes, a descobrir novas perspectivas e a fomentar a compreensão intercultural, a rádio é assim um meio humanista que ajuda a combater o preconceito e a discriminação.
Esta diversidade deve ser percebida dentro do conteúdo da rádio, mas também entre os criadores deste conteúdo - técnicos, programadores, jornalistas, engenheiros de som, todos têm um papel a desempenhar nesta área. Neste contexto, é importante que a própria indústria de rádio seja uma indústria de diversidade, reflectindo a complexidade e riqueza das nossas sociedades. Esta diversidade é também uma mais-valia, pois é sinónimo de maior criatividade e inovação nos conteúdos produzidos.
Neste contexto, a UNESCO está particularmente empenhada em promover uma maior participação das mulheres na indústria radiofónica. Os Indicadores de Igualdade de género nos medias permitem assim medir o grau de sensibilização para a igualdade de género nos medias e nos conteúdos produzidos, permitindo avaliar em termos concretos os progressos alcançados - e o que ainda falta fazer - para dar mais espaço à diversidade".
Cada vez que ligamos a rádio, os fenómenos que se seguem têm uma certa expressão. A rádio "fala connosco", apesar de não estarmos a ouvir ninguém. Com estas palavras, Theodor Adorno celebrou a magia da rádio, a magia que temos no Dia Mundial da Rádio.
É com estas palavras que Theodor Adorno celebrou a magia do rádio, a magia que temos neste Dia Mundial.
Mensagem do Secretário Geral das Nações Unidas.
Copyright © UNESCOCV, 2020
Direitos reservados, All rights reserved 2020.
CNU – Achada de Santo António largo da TCV
Praia - ilha de Santiago - Cabo Verde
www.unescocv.org - https://www.facebook.com/unescocaboverde/