Dia Internacional do Acesso Universal à Informação (IDUAI) em Cabo Verde

Marcando a primeira celebração do Dia após a 74ª Assembleia Geral da ONU proclamou 28 de setembro como o Dia Internacional para o Acesso Universal à Informação (IDUAI). Para lançar o Dia Internacional de 2020 pelo Acesso Universal à Informação e seus temas, a UNESCO iniciou um conjunto de atividades que culminou com o painel de alto nível sob o lema: “Acesso à Informação - Salvando Vidas, Construindo Confiança, Trazer Esperança”, que aconteceu, online, no passado dia 28 de setembro do corrente ano.

Enquadrada nas celebrações do IDUAI, a Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO-CNU, em parceria com o Escritório Regional da UNESCO em Dakar, realiza no dia 02 de outubro de 2020 uma conversa aberta sobre o lema: “Acesso à Informação - Salvar Vidas, Construir Confiança, Trazer Esperança, às 14h00, no Auditório do Arquivo Histórico Nacional.

Paralelamente e para celebrar o dia, a Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO, em parcerias com o Ministério da Cultura e das Industrias Criativas e o Arquivo Histórico Nacional vai ser feita a apresentação publica do Comité Nacional Cabo-verdiano da Memória do Mundo-CNC-MEMU e que culmina com uma primeira reunião dos membros desse Comité Científico do CNC-MEMU.

O evento contará com declarações do Secretário Executivo do CNC-MEMU, do Chefe da Secção de Comunicação e Informação do Escritório Regional da UNESCO (Dakar) e será presidida por sua excelência o Sr. Ministro da Cultura e Indústrias Criativas e Presidente da Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO, que também tem sob o seu pelouro a pasta da Comunicação Social.

Na verdade, o acesso à informação também permite que os cidadãos acompanhem as respostas à crise, como regras de confinamento, regulamentos de viagens e educação, testes de vírus, suprimentos de equipamentos médicos e ajuda econômica ou pacotes de estímulo.

Relembramos que no Dia Internacional do Acesso Universal à Informação, a UNESCO afirmou e reiterou a urgência de respeitar e manter o direito à informação, especialmente em meio ao surto COVID-19.

Nota Conceptual

Programa

Mensagem da DG da UNESCO

Veja noticia sobre a mesa redonda 

Comentar


Código de segurança
Atualizar