Dia Internacional da Rádio 13 Fevereiro 2021

Por ocasião do Dia Mundial da Rádio 2021 (WRD 2021), a UNESCO convida as estações a celebrarem o 10º aniversário deste evento e mais de um século de rádio.

Esta edição do WRD centra-se em três subtemas:

- EVOLUÇÃO. O mundo está a mudar, a rádio está a evoluir.
Este sub-tema refere-se à resiliência da rádio, à sua sustentabilidade;

- INOVAÇÃO. O mundo está a mudar, a rádio está a adaptar-se e a inovar.

A rádio teve de se adaptar às novas tecnologias para continuar a ser o meio de mobilidade por excelência, acessível a todos e em todo o lado;

- CONEXÃO. O mundo está a mudar, o rádio está a ligar-se.

Este sub-tema destaca os serviços prestados pela rádio à nossa sociedade - catástrofes naturais, crises socioeconómicas, epidemias, etc ...

Num contexto ainda marcado pela pandemia da COVID-19, o tema do Dia Mundial da Rádio 2021, "Novo Mundo, Nova Rádio", destacará os serviços prestados pelo meio de rádio durante toda a crise.
Todos os anos, centenas de estações de rádio por todo o mundo participam do evento. O site oficial do Dia recebe uma média de mais de 100 mil acessos por ano. Após as edições dos últimos anos dedicadas a questões como igualdade de gênero (2014), juventude (2015) desporto (2018), questões da diversidade (2020).

A 10ª edição do WRD será também uma oportunidade para celebrar a resiliência da rádio, a sua evolução e constante adaptação durante mais de um século às mudanças nas nossas sociedades.

A cada ano, a Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO com o apoio do Escritório Regional da UNESCO em Dakar vem implementando durante a semana que antecede esta data um rol de atividades( ver infra) em parcerias com a Agência da Regulação da Comunicação, ARC, a RCV, Rádios Comunitárias, Radio Educativa e outras Rádios Privadas:

• “ Quizes” radiofónicos sobre os subtemas Evolução, Inovação e Conexão da radio e ou sobre o tema central com a participação de todas as rádios de 09 a 12 de fevereiro de 2021.

• Produção e difusão de um Programa Radiofónico com entrevistados, alusivo ao tema geral e aos subtemas;
• “Conversa Aberta” com as rádios para troca de experiencias sobre os três subtemas centrados em como estão a inovar, tendo em conta o atual contexto da pandemia e das perspetivas futuras, como estão a ser influenciados pela inovação, como é que a inovação está a impulsionar a concorrência no sector, que políticas e apoio o Governo pode trazer e quais são os desafios à inovação e à sustentabilidade das rádios em Cabo Verde atualmente.

Os temas propostos foram os seguintes:
• “Os serviços da rádio à nossa sociedade possibilitando o acesso à informação – Jornalista, Sr. Carlos Gonçalves
• “Apresentação de caso - os desafios da radio em tempos de pandemia” – Jornalista, Sr. Giordano Custódio
• “O papel das instituições criadoras de conhecimento no processo de inovação. A experiência da primeira rádio Universitária” – Reitor da UniPiaget, Sr. Wlodzimierz J. Szymaniak
Moderação – Jornalista, Sr. Anatólio Lima (RCV)

A Conversa Aberta teve como moderador o Jornalista Anatólio Lima da RCV.

live:https://www.facebook.com/CNUcaboverde/videos/2908644089378304

 

 

 

 

 

Comentar


Código de segurança
Atualizar