Prémio UNESCO Kalinga de Popularização da Ciência

 

Ao preencher a lacuna entre a Ciência e a Sociedade, os benefícios do conhecimento científico podem ser usados para melhorar a vida cotidiana, capacitar as pessoas e encontrar soluções para os desafios globais, regionais e locais. Para fortalecer a comunicação entre a Ciência e a Sociedade, é importante que os esforços para colmatar essa lacuna não passem despercebidos.

A popularização da ciência precisa ser defendida, incluindo todas as atividades que comunicam o conhecimento científico e os métodos científicos ao público fora do ambiente formal da sala de aula e promovem a compreensão pública da história da ciência.

O Prémio Kalinga da UNESCO para a Popularização da Ciência é um prémio internacional para recompensar as contribuições excepcionais feitas por indivíduos na comunicação da ciência para a sociedade e na promoção da popularização da ciência. É concedido a pessoas que tiveram uma carreira distinta como escritor, editor, conferencista, diretor de programa de rádio, televisão ou web, ou produtor de cinema para ajudar a interpretar ciência, pesquisa e tecnologia para o público.

Os vencedores do Prémio Kalinga da UNESCO conhecem o poder potencial da ciência, tecnologia e pesquisa na melhoria do bem-estar público, enriquecendo o patrimônio cultural das nações e fornecendo soluções para problemas sociais em nível local, regional e global.

O Prémio Kalinga da UNESCO para a Popularização da Ciência é o prémio mais antigo da UNESCO, criado em 1951 após uma doação do Sr. Bijoyanand Patnaik, fundador e Presidente da Fundação Kalinga Confie na Índia. Hoje, o prémio é financiado pela Kalinga Foundation Trust, o Governo do Estado de Orissa, Índia e o Governo da Índia ( Departamento de Ciência e Tecnologia)

Mais informações aqui.

Regulamento do concurso

 

 

 

Comentar


Código de segurança
Atualizar