Candidaturas 2021 para a Rede de Cidades Criativas da UNESCO

 

  A Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO-CNU, tem o prazer de o informar do lançamento do convite à apresentação de candidaturas 2021 para a Rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN). As cidades interessadas de todos os Estados Membros e Membros Associados da UNESCO estão convidadas a apresentar as suas candidaturas até 30 de Junho (Meia-noite, CET).

Criada em 2004, a Rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN) promove a cooperação internacional dentro e através de cidades do mundo que investiram na cultura e na criatividade como acelerador de vários aspectos do desenvolvimento sustentável. Juntamente com as suas 246 cidades membros de mais de 80 Estados Membros, a UCCN pretende cumprir o poder da cultura e da criatividade na construção de cidades resistentes, sustentáveis e à prova de futuro. Também apoia os Estados Membros e as suas cidades na implementação da Agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável de 2030, nomeadamente a nível local.

As cidades candidatas devem apresentar as suas candidaturas e outras informações solicitadas à UNESCO, utilizando o formulário de candidatura oficial padrão. Note-se que as candidaturas recebidas após o prazo, as candidaturas incompletas ou as candidaturas transmitidas num formato diferente não serão consideradas.

Toda a informação sobre a apresentação de candidaturas 2021, incluindo o Formulário de Candidatura e as Directrizes, está disponível no seguinte link: http://en.unesco.org/creative-cities/content/call-applications . Foi também desenvolvida uma série de tutoriais para fornecer uma visão geral da Rede e do procedimento de candidatura.

Com vista a reforçar a representação geográfica da Rede, o Quadro de Cooperação específico para encorajar candidaturas de cidades em África e dos Estados Árabes, actualmente sub-representados na Rede, foi prosseguido para o Convite à apresentação de candidaturas 2021. As cidades candidatas dos Estados Membros das duas regiões são encorajadas a participar neste quadro durante o processo de candidatura. Para qualquer informação adicional, consulte o Anexo das Orientações de Candidatura.

Caso tenha quaisquer outras questões relacionadas com o convite à apresentação de candidaturas, pode contactar a Sra. Denise Bax (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ) ou através da Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO na pessoa do Coordenador da C&I da CNU- José A. Veiga de Pina- Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 Criada em 2004, a Rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN) fomenta a cooperação internacional entre cidades do mundo que investem na cultura e na criatividade como aceleradores do desenvolvimento sustentável. Através de sete campos criativos - Artesanato e Arte Popular, Design, Cinema, Gastronomia, Literatura, Artes dos Media e Música - as cidades da Rede são inovadoras e estratégicas, com um vasto leque de iniciativas que têm impactos económicos, sociais, culturais e ambientais positivos.

Juntamente com as suas 246 cidades membros de mais de 80 Estados Membros da UNESCO, a UCCN pretende cumprir o poder capacitador e transformador da cultura e criatividade na construção de cidades resistentes, sustentáveis e à prova de futuro, apoiando assim a implementação da Agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável em 2030 a nível local.

O convite à apresentação de candidaturas da UCCN está aberto a cidades de todos os Estados Membros e Membros Associados da UNESCO. Através do Quadro de Cooperação específico para o Convite da UCCN, a UNESCO continua os seus esforços no reforço da representação geográfica e diversidade cultural da sua Rede de Cidades Criativas. As cidades interessadas são encorajadas a apresentar as suas candidaturas utilizando o formulário padrão oficial até 30 de Junho de 2021 (meia-noite CET). As candidaturas recebidas após o prazo, incompletas e/ou transmitidas num formato diferente, não serão consideradas.

Para saber mais, poderá aceder aos documentos abaixo indicados e descobrir o que é necessário e o que significa tornar-se uma Cidade Criativa da UNESCO.

Documento chave:

Declaração de Missão da UCCN
2021 Directrizes de candidatura
2021 Formulário de candidatura

O que é a Rede de Cidades Criativas da UNESCO? 

Como parte da Convocatória 2021, uma série de tutoriais ilustrando os elementos chave relacionados com a UCCN e a sua Convocatória são também disponibilizados abaixo para apoiar as cidades candidatas na preparação dos seus ficheiros de candidatura.

NOTA: as cidades candidatas devem ter em atenção que estes tutoriais apenas fornecem uma visão geral sobre a UCCN e o seu Convite à apresentação de candidaturas. Para informação completa, recomenda-se vivamente às cidades candidatas que consultem exaustivamente os documentos de candidatura de 2021 e a Declaração de Missão da UCCN, disponíveis acima.

Lista de Estados Membros

A Organização tem 193 Membros e 11 Membros Associados.

A filiação à UNESCO é regida pelos Artigos II e XV da Constituição e pelas regras 98 a 101 do Regulamento Interno da Conferência Geral . Ser membro das Nações Unidas acarreta o direito de ser membro da UNESCO. Os Estados que não são membros das Nações Unidas podem ser admitidos na UNESCO, por recomendação do Conselho Executivo, por maioria de dois terços dos votos da Conferência Geral.

Territórios ou grupos de territórios que não são responsáveis pela condução de suas relações internacionais podem ser admitidos como Membros Associados. Sua admissão e seus direitos e obrigações são determinados pela Conferência Geral (ver 6C / Resolução 41.2 e Textos Básicos).

A maioria dos Estados Membros estabeleceu Delegações Permanentes na UNESCO que, chefiadas por Embaixadores, estabelecem a ligação entre a Organização e seus governos.

Todos os Estados Membros estabeleceram uma Comissão Nacional para a UNESCO . As Comissões Nacionais da UNESCO são órgãos nacionais de cooperação criados pelos Estados Membros com o objetivo de associar seus órgãos governamentais e não governamentais ao trabalho da Organização. A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V Y Z

 

 

Comentar


Código de segurança
Atualizar