Câmara Municipal da Praia submete projeto proposta de candidatura à Rede de Cidades Criativas da UNESCO-2021 no domínio da Gastronomia

A Rede de Cidades Criativas da UNESCO (UCCN) foi criada em 2004 para promover a cooperação com e entre cidades que identificaram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável. As 246 cidades que atualmente compõem esta rede trabalham em conjunto para um objetivo comum: colocar a criatividade e as indústrias culturais no centro dos seus planos de desenvolvimento a nível local e cooperar ativamente a nível internacional.

Em 2017, duas cidades cabo-verdianas apresentaram as suas candidaturas: a Praia e São Domingos, esta última na categoria de Artesanato e Artes Populares. A Cidade da Praia foi acolhida na Rede de Cidades Criativas da Unesco na categoria de música, passando a ser a segunda cidade africana e a décima nona a nível mundial a pertencer à rede no domínio da música.

Com vista a reforçar a representação geográfica na Rede, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, a Cultura e Comunicação-UNESCO, no âmbito da Cooperação especifica e alargada com os estados membros, quer encorajar candidaturas em África e  Estados árabes, atualmente sub-representados na Rede, e neste  âmbito  deu continuidade a mais uma edição de candidaturas para estas duas regiões.

Nesta edição de 2021, a Câmara Municipal da Praia submeteu o seu projeto proposta de candidatura no domínio da Gastronomia Urbana para reforçar a sua presença efetiva na Rede das Cidades Criativas da UNESCO da qual é membro desde 2017.

A Rede das Cidades Criativas procura desenvolver a cooperação internacional entre as cidades que identificaram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento sustentável, no âmbito de parcerias, incluindo os setores públicos e privado, organizações profissionais, comunidades, sociedade civil e instituições culturais em todas as regiões do mundo.

Desde 2008, o município da Praia tem vindo a desenvolver esforços para democratizar a produção cultural e o acesso às atividades culturais em todos os bairros e para promover a qualidade, a inovação e a música. Nessa nova proposta submetida à UNESCO, a estratégia centrou-se no domínio do desenvolvimento da Gastronomia integrando, várias linhas articuladas de ação e visa a plena integração da qualidade, inovação, cultura e criatividade e a música nas estratégias de desenvolvimento urbano local. Este projeto é largamente alimentado por um ambiente em que a aprendizagem da gastronomia é em grande parte alimentada por um ambiente em que se faz principalmente através de canais informais.

Neste espírito, a Praia pode beneficiar das melhores práticas de outras cidades criativas, e partilhar, por sua vez, os seus melhores recursos. Praia também responde à preocupação de equilíbrio geográfico da rede e pode estimular a candidatura de outras cidades do continente africano através de plataformas internacionais.

A apresentação deste novo domínio, representa uma nova etapa nos esforços do município, em colaboração com a sociedade civil, para colocar esforços, em colaboração com a sociedade civil, para colocar o setor criativo e a identidade gastronómica no centro do desenvolvimento local.

CALENDÁRIO PROVISÓRIO DAS CANDIDATURAS DE 2021

16 de Março de 2021- Convite aos Estados Membros para apresentação das candidaturas

30 de junho de 2021-  Prazo de submissão das candidaturas

1 a11 de Julho- Pré-triagem técnica

12 de Julho a 12 de Setembro de 2021-     Avaliação Externa das Candidaturas

Até 28 de Outubro-   Finalização do Processo de Avaliação

29 de Outubro de 2021- Anúncio da Designação.

 

 

 

 

Comentar


Código de segurança
Atualizar