EDUCAÇÃO
A educação transforma vidas e está no centro da missão da UNESCO de construir a paz, erradicar a pobreza e impulsionar o desenvolvimento sustentável.
CULTURA
No mundo interconectado de hoje, o poder da cultura de transformar as sociedades é incontornável.
DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA
3 de maio é um lembrete aos governos da necessidade de respeitar o seu compromisso com a liberdade de imprensa e é também um dia de reflexão entre os profissionais da comunicação social sobre questões de liberdade de imprensa e ética profissional.
DIA INTERNACIONAL DO JAZZ
O jazz não é apenas música, é um modo de vida, é um modo de ser, uma forma de pensar

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa 03 de Maio de 2022

O dia 3 de maio actua como um lembrete aos governos da necessidade de respeitar o seu compromisso com a liberdade de imprensa e é também um dia de reflexão entre os profissionais da comunicação social sobre questões de liberdade de imprensa e ética profissional. Igualmente importante, o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é um dia de apoio aos meios de comunicação social que são alvos da repressão, ou abolição, da liberdade de imprensa. É também um dia de recordação para os jornalistas que perderam as suas vidas na busca de uma história.

Todos os anos, o dia 3 de maio é uma data que celebra os princípios fundamentais da liberdade de imprensa, para avaliar a liberdade de imprensa em todo o mundo, para defender os media dos ataques à sua independência e para prestar homenagem aos jornalistas que perderam as suas vidas no exercício da sua profissão. O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa foi proclamado pela Assembleia Geral da ONU em 1993 na sequência de uma recomendação adoptada na vigésima sexta sessão da Conferência Geral da UNESCO, em 1991. Esta, por sua vez, foi uma resposta a um apelo dos jornalistas africanos que, em 1991, produziram o marco da Declaração Windhoek sobre o pluralismo e independência dos meios de comunicação social.

No cerne do mandato da UNESCO está a liberdade de imprensa e a liberdade de expressão. A UNESCO acredita que estas liberdades permitem a compreensão mútua para construir uma paz sustentável.

Serve como uma ocasião para informar os cidadãos de violações da liberdade de imprensa - um lembrete de que em dezenas de países de todo o mundo, as publicações são censuradas, multadas, suspensas e encerradas, enquanto jornalistas, editores e editoras são assediados, atacados, detidos e até assassinados.

É uma data para encorajar e desenvolver iniciativas em prol da liberdade de imprensa, e para avaliar o estado da liberdade de imprensa em todo o mundo.
De 2 a 5 de maio de 2022, a UNESCO e a República do Uruguai acolherão a Conferência Global anual do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, num formato híbrido, em Punta Del Este, Uruguai. Sob o tema "Jornalismo sob vigilância", será discutido o impacto da era digital na liberdade de expressão, a segurança dos jornalistas, o acesso à informação e a privacidade.

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa 2022 reunirá intervenientes relevantes tais como decisores políticos, jornalistas, representantes dos meios de comunicação social, activistas, gestores de cibersegurança e peritos jurídicos para explorar estas questões e desenvolver soluções concretas para enfrentar as ameaças colocadas pelo aumento da vigilância à liberdade e privacidade da imprensa.

Por esta ocasião e sob o tema “Mais Liberdade & Melhor Democracia”, a Autoridade Reguladora para a Comunicação Social,em parceria com a Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO, e a Associação Sindical dos Jornalistas,de Cabo Verde realizar-se-á no dia 3 de maio, uma Conferência com início às 8:30 horas, no Palácio Presidencial, Plateau, com o alto patrocínio da Presidência da República.

 Nota Conceptual (vers. inglesas Nota Conceptual (vers. Portuguesa)
Breves sobre Uruguai 

Programa Global UNESCO Uruguai
Solicitação de documentos para Comunicações na Conferência Académica sobre a Segurança dos Jornalistas 

Programa Central do diada JMLI 

Kit global de ferramentas para actores judiciais: normas jurídicas internacionais sobre liberdade de expressão, acesso à informação e segurança dos jornalistas 

Mensagem de Tawfik Jelassi, Director-Geral Adjunto para o Sector da Comunicação e Informação, UNESCO

 

 

 

 

 

Documentos e Arquivos

Manuais Interativos
Arquivos e Anexos
Biblioteca Digital

Nosso Escritório