EDUCAÇÃO
A educação transforma vidas e está no centro da missão da UNESCO de construir a paz, erradicar a pobreza e impulsionar o desenvolvimento sustentável.
CULTURA
No mundo interconectado de hoje, o poder da cultura de transformar as sociedades é incontornável.
DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA
3 de maio é um lembrete aos governos da necessidade de respeitar o seu compromisso com a liberdade de imprensa e é também um dia de reflexão entre os profissionais da comunicação social sobre questões de liberdade de imprensa e ética profissional.
DIA INTERNACIONAL DO JAZZ
O jazz não é apenas música, é um modo de vida, é um modo de ser, uma forma de pensar

A UNESCO reitera o apelo a políticas transformativas de género no domínio da água.

A igualdade de género permanece fora do alcance no domínio da água. As mulheres desempenham um papel central no fornecimento, gestão e salvaguarda da água", observou Shamila Nair-Bedouelle, Directora-Geral Adjunta para as Ciências Naturais da UNESCO, a 11 de fevereiro, "no entanto, elas representam menos de 17% do total da mão-de-obra remunerada no sector da água e uma minoria ainda menor em posições de investigação e tomada de decisão". Discursou num evento organizado na sede das Nações Unidas em Nova Iorque para assinalar o Dia Internacional da Mulher e das Raparigas na Ciência deste ano.

O tema do 7º Dia Internacional da Assembleia da Mulher e das Raparigas na Ciência foi Equidade, Diversidade e Inclusão: A Água Unifica-nos. Reuniu mulheres na ciência e especialistas de todo o mundo, funcionários governamentais de alto nível, representantes de Organizações Internacionais e do sector privado para discutir o nexo da água na consecução dos três pilares do desenvolvimento sustentável, nomeadamente prosperidade económica, justiça social e integridade ambiental.

No seu discurso, Shamila Nair-Bedouelle salientou que alcançar a igualdade de género no sector da água seria essencial para alcançar tanto o quinto Objectivo de Desenvolvimento Sustentável sobre igualdade de género como o sexto Objectivo sobre água e saneamento.

 A fim de promover políticas da água que sejam verdadeiramente transformadoras do género, são necessários dados para compreender a situação no terreno. Uma solução apresentada durante o evento foi um conjunto de ferramentas desenvolvido pelo Programa Mundial de Avaliação da Água da UNESCO para ajudar os governos a recolher dados desagregados por género relacionados com a água para informar as suas políticas de água transformadoras.
A Dra. Nair-Bedouelle convidou os participantes a juntarem-se ao Apelo à Acção do Programa Mundial de Avaliação da Água para Acelerar a Igualdade de Género no Domínio da Água. Este apelo foi lançado no ano passado para defender que as mulheres tivessem uma voz igual na tomada de decisões relacionadas com a água e, de um modo mais geral, que tivessem poder no sector da água.
Obs: Informações detalhadas podem ser encontradas aqui.

Mais informações:
7° Dia Internacional da Mulher e das Raparigas na Assembleia da Ciência
Dia Internacional da Mulher e das Raparigas na Ciência
Água e género
Apelo à Acção para Acelerar a Igualdade de Género no Domínio da Água

 

Documentos e Arquivos

Manuais Interativos
Arquivos e Anexos
Biblioteca Digital

Nosso Escritório