EDUCAÇÃO
A educação transforma vidas e está no centro da missão da UNESCO de construir a paz, erradicar a pobreza e impulsionar o desenvolvimento sustentável.
CULTURA
No mundo interconectado de hoje, o poder da cultura de transformar as sociedades é incontornável.
DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA
3 de maio é um lembrete aos governos da necessidade de respeitar o seu compromisso com a liberdade de imprensa e é também um dia de reflexão entre os profissionais da comunicação social sobre questões de liberdade de imprensa e ética profissional.
DIA INTERNACIONAL DO JAZZ
O jazz não é apenas música, é um modo de vida, é um modo de ser, uma forma de pensar

Prémio UNESCO para a Educação de Meninas e Mulheres 2022 está aberto candidaturas.

Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, a UNESCO lançou um concurso de candidaturas para o Prémio UNESCO para a Educação de Meninas e Mulheres 2022, que atribui anualmente 50.000 dólares a duas laureadas por esforços notáveis na educação de meninas e mulheres.

Dada a actual pandemia da COVID-19 e num contexto em que raparigas e mulheres foram desproporcionadamente afectadas pelo longo encerramento de escolas, o Prémio 2022 é mais importante do que nunca. Garantir o acesso de meninas e mulheres a uma educação e oportunidades de aprendizagem inclusivas e de qualidade deve ser uma prioridade máxima.

Antes do ataque pandémico, a UNESCO estimou que alguns países estavam a perder mais de mil milhões de dólares por ano por não proporcionarem às raparigas o mesmo nível de educação que aos rapazes.

Hoje em dia, milhões de raparigas e mulheres jovens estão em risco de nunca mais regressarem às escolas, apesar da reabertura de escolas. Isto vem juntar-se aos cerca de 127 milhões de rapatrias que já tinham saído da escola no ano anterior ao surto do COVID-19.

É, pois, essencial destacar as inovações que contribuem para um futuro igualitário para enfrentar os desafios globais que se colocam à educação das raparigas e das mulheres. O processo de candidatura está descrito abaixo.

Quem pode ser candidato?

Os governos dos Estados Membros da UNESCO e as organizações não governamentais (ONG) em parceria oficial com a UNESCO são convidados a nomear até três indivíduos, instituições ou organizações que tenham dado uma contribuição importante e inovadora para a educação de raparigas e mulheres.

Os candidatos interessados são convidados a contactar a Comissão Nacional da UNESCO/delegação Permanente no seu país, ou uma ONG em parceria oficial com a UNESCO para mais informações.

O quê?

As candidaturas devem satisfazer os critérios de elegibilidade e selecção definidos pelo Prémio. Os projectos propostos devem ter sido estabelecidos e estar operacionais há pelo menos dois anos e ter o potencial de replicação e integração. Um júri internacional independente de cinco peritos avaliará as candidaturas com base no potencial de impacto, inovação e sustentabilidade do projecto.

Ver a página web do processo de selecção do Prémio para mais informações.

Quando é o prazo?

O prazo para apresentação de candidaturas é 20 de maio de 2022 (meia-noite, hora de Paris).

Como posso candidatar-me?

As candidaturas devem ser submetidas em inglês ou francês através de uma plataforma online acessível apenas às Comissões Nacionais, Delegações Permanentes da UNESCO e ONG em parceria oficial com a UNESCO.

Com base nas recomendações do júri, o Director-Geral da UNESCO anunciará os vencedores de 2022 que receberão o Prémio a 11 de outubro de 2022 como parte das celebrações do Dia Internacional das Meninas e Raparigas.

  • Prémio UNESCO para a Educação de Meninas e Mulheres
  • Apresentação dos vencedores anteriores do Prémio
  • Ver o vídeo dos laureados de 2021
  • Contacto:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 Fonte: unesco.org

Edição: C&I da CNU 2022

 

Documentos e Arquivos

Manuais Interativos
Arquivos e Anexos
Biblioteca Digital

Nosso Escritório