EDUCAÇÃO
A educação transforma vidas e está no centro da missão da UNESCO de construir a paz, erradicar a pobreza e impulsionar o desenvolvimento sustentável.
CULTURA
No mundo interconectado de hoje, o poder da cultura de transformar as sociedades é incontornável.
DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA
3 de maio é um lembrete aos governos da necessidade de respeitar o seu compromisso com a liberdade de imprensa e é também um dia de reflexão entre os profissionais da comunicação social sobre questões de liberdade de imprensa e ética profissional.
DIA INTERNACIONAL DO JAZZ
O jazz não é apenas música, é um modo de vida, é um modo de ser, uma forma de pensar

Conferência Nacional Alusiva ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

 

Sob o lema central “Jornalismo sob Vigilância” e como tema “Mais Liberdade e Melhor Democracia”, a Autoridade Reguladora para a Comunicação Social, (ARC) em parceria com a Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO(CNU) e a Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC) realizou-se, no dia 3 de maio de 2022, no Palácio da Presidência da república de Cabo Verde, a Conferência Nacional Alusiva ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

A cerimónia de abertura oficial da conferência nacional foi presidida pelo Chefe do Estado que na sua alocução renovou a sua posição sobre a necessidade da desgovernamentalização dos órgãos da comunicação social público, enaltecendo que esses precisam de maior autonomia e independência para diminuir ou mesmo eliminar os intentos à autocensura persistentes em sucessivos relatórios referentes à liberdade de imprensa em Cabo Verde.

Para além da Conferência Nacional Alusiva ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, esteve me debates os seguintes temas: “Proteção e Dignidade Constitucional da Liberdade de Imprensa “pelo Presidente do Tribunal Constitucional, Dr. João Pinto Semedo; “Democracia e Liberdade” pelo Prof. Dr. Vlademiro Furtado e “Papel dos Média na Promoção da Democracia “pelo Prof. Dr. João Almeida Medina.

 Outros temas tais como:” Desafios do Jornalismo na Era Digital”; “Desafios do Jornalismo na Era Digital”; e “Informação Credível & Combate aos “Fake News”, serão apresentados e debatidos nas universidades públicas e privadas. 

O dia 3 de Maio actua como um lembrete aos governos da necessidade de respeitar o seu compromisso com a liberdade de imprensa e é também um dia de reflexão entre os profissionais da comunicação social sobre questões de liberdade de imprensa e ética profissional. Igualmente importante, o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é um dia de apoio aos meios de comunicação social que são alvos da restrição, ou abolição, da liberdade de imprensa. É também um dia de recordação para os jornalistas que perderam as suas vidas na busca de uma história.

 

Documentos e Arquivos

Manuais Interativos
Arquivos e Anexos
Biblioteca Digital

Nosso Escritório