EDUCAÇÃO
A educação transforma vidas e está no centro da missão da UNESCO de construir a paz, erradicar a pobreza e impulsionar o desenvolvimento sustentável.
CULTURA
No mundo interconectado de hoje, o poder da cultura de transformar as sociedades é incontornável.
DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA
3 de maio é um lembrete aos governos da necessidade de respeitar o seu compromisso com a liberdade de imprensa e é também um dia de reflexão entre os profissionais da comunicação social sobre questões de liberdade de imprensa e ética profissional.
DIA MUNDIAL DA DIVERSIDADE CULTURAL PARA O DIÁLOGO E DESENVOLVIMENTO
Reconhecendo a necessidade de "reforçar o potencial da cultura como meio de alcançar a prosperidade, o desenvolvimento sustentável e a coexistência pacífica global".
PRÉMIOS INTERNACIONAIS DA UNESCO
Edição de 2022 dos Prémios Internacionais de Alfabetização da UNESCO-2022
CIÊNCIA: CONFERÊNCIA DAS NAÇOES UNIDAS SOBRE O OCEANO
A conferência do oceano das nações unidas de 2022 com o tema: “intensificar a acção dos oceanos com base na ciência e na inovação para a implementação do objectivo 14: balanço, parcerias e soluções

Dia Mundial dos Oceanos 2022

Pela sua resolução 63/111 de 5 de Dezembro de 2008, a Assembleia Geral da ONU designou o dia 8 de Junho como Dia Mundial dos Oceanos.

O conceito de um Dia Mundial dos Oceanos foi proposto pela primeira vez em 1992 na Cimeira da Terra no Rio de Janeiro, como uma forma de celebrar o nosso oceano comum mundial e a nossa ligação pessoal ao mar, bem como de sensibilizar para o papel crucial que o oceano desempenha nas nossas vidas e para as formas importantes que as pessoas podem ajudar a protegê-lo.

Para aumentar a consciência sobre o papel que as Nações Unidas e o direito internacional podem desempenhar no desenvolvimento sustentável e na utilização dos oceanos e dos seus recursos vivos e não vivos, a Divisão das Nações Unidas para os Assuntos Oceânicos e o Direito do Mar (DOALOS- sigla em inglês ) está a coordenar activamente diferentes actividades do Dia Mundial dos Oceanos.

A Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO (COI) coordena em parceria com a DOALOS o Portal oficial do Dia Mundial dos Oceanos das Nações Unidas , que é fundamental para a construção de apoio a eventos de consciencialização dos oceanos a 8 de Junho.

Celebramos o Dia Mundial dos Oceanos para recordar a todos o papel importante que os oceanos têm na vida quotidiana. Eles são os pulmões do nosso planeta, fornecendo a maior parte do oxigénio que respiramos. O objectivo do Dia é informar o público do impacto das acções humanas no oceano, desenvolver um movimento mundial de cidadãos para o oceano, e mobilizar e unir a população mundial num projecto para a gestão sustentável dos oceanos do mundo. São uma fonte importante de alimentos e medicamentos e uma parte crítica da biosfera. No final, é um dia para celebrar juntos a beleza, a riqueza e a promessa do oceano.

 Dia Mundial dos Oceanos 2022

O oceano liga-nos, sustenta e apoia-nos a todos. No entanto, a sua saúde está num ponto de viragem e o bem-estar de tudo o que dela depende também. Como os últimos anos nos mostraram, precisamos de trabalhar em conjunto para criar um novo equilíbrio com o oceano que já não esgota a sua generosidade, mas, em vez disso, restaura a sua vibração e traz-lhe nova vida.

O Dia Mundial dos Oceanos das Nações Unidas deste ano, a 8 de Junho de 2022, irá destacar o tema Revitalização: Acção Colectiva para o Oceano. Esta é a primeira celebração híbrida do evento anual, realizado pessoalmente na sede da ONU em Nova Iorque e transmitido em directo. O Evento Global para o Dia Mundial dos Oceanos das Nações Unidas 2022 reunirá as comunidades, ideias e soluções que estão a trabalhar para proteger e revitalizar o oceano e tudo o que este sustenta.

Para sensibilizar sobre o papel que as Nações Unidas e o direito internacional podem desempenhar no desenvolvimento sustentável e na utilização dos oceanos e dos seus recursos vivos e não vivos, a Divisão das Nações Unidas para os Assuntos Oceânicos e o Direito do Mar (DOALOS) está a coordenar activamente diferentes actividades do Dia Mundial dos Oceanos.

A Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO (COI) está a coordenar em parceria com a DOALOS o Portal oficial do Dia Mundial dos Oceanos das Nações Unidas, que é fundamental para a construção de apoio a eventos de consciencialização dos oceanos a 8 de junho.

A UNESCO também lançou a Campanha #GenOcean, como parte da Década Oceânica das Nações Unidas 2021-2030, para facilitar aos cidadãos de todas as camadas sociais a utilização do conhecimento e da ciência para agir em prol do oceano de que necessitamos. Junte-se à campanha!

Visite o portal global das Nações Unidas para o Dia Mundial dos Oceanos!

MESSAGEM DA DIRETORA GERAL DA UNESCO 

Documentos e Arquivos

Manuais Interativos
Arquivos e Anexos
Biblioteca Digital

Nosso Escritório