EDUCAÇÃO
A educação transforma vidas e está no centro da missão da UNESCO de construir a paz, erradicar a pobreza e impulsionar o desenvolvimento sustentável.
CULTURA
No mundo interconectado de hoje, o poder da cultura de transformar as sociedades é incontornável.
DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA
3 de maio é um lembrete aos governos da necessidade de respeitar o seu compromisso com a liberdade de imprensa e é também um dia de reflexão entre os profissionais da comunicação social sobre questões de liberdade de imprensa e ética profissional.
DIA MUNDIAL DA DIVERSIDADE CULTURAL PARA O DIÁLOGO E DESENVOLVIMENTO
Reconhecendo a necessidade de "reforçar o potencial da cultura como meio de alcançar a prosperidade, o desenvolvimento sustentável e a coexistência pacífica global".
PRÉMIOS INTERNACIONAIS DA UNESCO
Edição de 2022 dos Prémios Internacionais de Alfabetização da UNESCO-2022
CIÊNCIA: CONFERÊNCIA DAS NAÇOES UNIDAS SOBRE O OCEANO
A conferência do oceano das nações unidas de 2022 com o tema: “intensificar a acção dos oceanos com base na ciência e na inovação para a implementação do objectivo 14: balanço, parcerias e soluções

Edição de 2022 dos Prémios Internacionais de Alfabetização da UNESCO

Encontram-se abertas, até 20 de junho, as candidaturas para a edição de 2022 dos Prémios Internacionais de Alfabetização da UNESCO, para indivíduos, instituições ou organizações que se tenham destacado pelo seu contributo na promoção e na excelência e inovação no campo da alfabetização.

Criado desde 1967, os Prémios Internacionais de Alfabetização da UNESCO têm recompensado a excelência e inovação no campo da alfabetização. 506 projectos e programas empreendidos por governos, organizações não governamentais e indivíduos em todo o mundo foram reconhecidos. Através destes prestigiados Prémios, a UNESCO procura apoiar práticas de alfabetização eficazes e incentiva a promoção de sociedades dinâmicas alfabetizadas.

O foco temático da edição deste ano é "Transformar os espaços de aprendizagem da literacia". Actualmente, existem dois Prémios Internacionais de Alfabetização da UNESCO:

O Prémio Rei Sejong de Alfabetização da UNESCO (3 prémios). Criada em 1989, com o apoio do Governo da República da Coreia. Dá especial atenção ao desenvolvimento da alfabetização baseada na língua materna. Cada um dos três vencedores do prémio Rei Sejong da UNESCO recebe uma medalha, um diploma e 20.000 dólares.

 - Leia os estatutos.

O Prémio Confúcio da UNESCO para a alfabetização (3 prémios). O Prémio Confúcio da UNESCO para a Alfabetização, criado em 2005, com o apoio do Governo da República Popular da China. Dá especial atenção à alfabetização funcional, alavancando ambientes tecnológicos, em apoio de adultos em zonas rurais e jovens extra-escolares. Cada um dos três vencedores do Prémio Confúcio da UNESCO recebe uma medalha, um diploma e 30.000 dólares.

 - Leia os estatutos.

Os interessados deverão contactar a Comissão Nacional da UNESCO, em Cabo Verde até ao próximo dia 18 de junho, ou, alternativamente, uma Organização Não Governamental (ONG), em parceria oficial com a UNESCO, devendo as candidaturas ser apresentadas em inglês ou francês.

As candidaturas selecionadas serão posteriormente avaliadas por um júri internacional, tendo por base o potencial de impacto, inovação e sustentabilidade dos projetos.

Cada um dos três vencedores do Prémio Confúcio da UNESCO recebe uma medalha, um diploma e 30.000 dólares.

Para mais informações, aceda ao site da UNESCO

Para informações adicionais contacte: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Documentos e Arquivos

Manuais Interativos
Arquivos e Anexos
Biblioteca Digital

Nosso Escritório