EDUCAÇÃO
A educação transforma vidas e está no centro da missão da UNESCO de construir a paz, erradicar a pobreza e impulsionar o desenvolvimento sustentável.
CULTURA
No mundo interconectado de hoje, o poder da cultura de transformar as sociedades é incontornável.
DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA
3 de maio é um lembrete aos governos da necessidade de respeitar o seu compromisso com a liberdade de imprensa e é também um dia de reflexão entre os profissionais da comunicação social sobre questões de liberdade de imprensa e ética profissional.
DIA MUNDIAL DA DIVERSIDADE CULTURAL PARA O DIÁLOGO E DESENVOLVIMENTO
Reconhecendo a necessidade de "reforçar o potencial da cultura como meio de alcançar a prosperidade, o desenvolvimento sustentável e a coexistência pacífica global".
PRÉMIOS INTERNACIONAIS DA UNESCO
Edição de 2022 dos Prémios Internacionais de Alfabetização da UNESCO-2022
CULTURA: UNESCO-MONDIACULT 2022 de 28 a 30 de setembro de 2022 na Cidade do México
A conferência do oceano das nações unidas de 2022 com o tema: “intensificar a acção dos oceanos com base na ciência e na inovação para a implementação do objectivo 14: balanço, parcerias e soluções

UNESCO lança novos recursos para os Estados Membros para reforçar as recomendações da Revisão Periódica Universal

 RPU Revisao Periodica UNESCOO Gabinete do Presidente do Conselho dos Direitos Humanos, a Secção de Revisão Periódica Universal e a UNESCO apresentam hoje um novo documento com sugestões para os Estados Membros sobre como formular recomendações sobre o processo de Revisão Periódica Universal (UPR).

5 de setembro de 2022

A guia de orientação, produzida pela UNESCO e em harmonia com o seu trabalho sobre a liberdade de expressão, segurança dos jornalistas e acesso à informação, fornece texto modelo e motivação de fundo para nove recomendações em tais campos. Incluem: revisão da terminologia jurídica excessivamente ampla; criação ou reforço de mecanismos institucionais para a segurança dos jornalistas; atenção especial à protecção das mulheres jornalistas; e adopção ou reforço do acesso à informação leis/políticas e compromissos para assegurar a inclusividade dos grupos marginalizados.

Por ocasião do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa 2022, S.E. Abdulla Shahid, Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, S.E. Santiago Irazabal Mourão, Presidente da Conferência Geral da UNESCO e S.E. Federico Villegas, Presidente do Conselho dos Direitos Humanos emitiu pela primeira vez uma declaração conjunta sobre a segurança dos jornalistas.

Nessa ocasião, lembraram a importância da informação para a democracia, a promoção e protecção dos direitos humanos, o combate à corrupção, o desenvolvimento sustentável e a preservação da paz e segurança internacionais. Sublinharam ainda a importância de garantir que jornalistas e trabalhadores dos meios de comunicação social possam trabalhar livremente, de forma independente e segura, sem entraves, ameaças, ou represálias violentas.
Para mais informações favor, aceder o link abaixo:
https://www.unesco.org/en/articles/unesco-launches-new-resources-member-states-strengthen-universal-periodic-review-recommendations
A nota faz parte do trabalho da UNESCO para promover a liberdade de expressão através da UPR. A UNESCO produziu directrizes para as Equipas de Países da ONU, Instituições Nacionais de Direitos Humanos, Comissários de Informação, Organizações da Sociedade Civil e as Directrizes para jornalistas a serem lançadas em breve, todas disponíveis nas seis línguas da ONU.

Esta nota de orientação para os Estados Membros foi produzida através do financiamento do Programa Multidoador da UNESCO sobre liberdade de expressão e segurança dos jornalistas.

Saiba mais sobre o trabalho da UNESCO em relação à Revisão Periódica Universal e Liberdade de Expressão aqui.
Novas directrizes emitidas para os Comissários de Informação para promover o acesso à informação através da Revisão Periódica Universal:
https://en.unesco.org/news/new-guidelines-issued-information-commissioners-fostering-access-information-through-universal
Directrizes para os comissários da informação: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000380590

Documentos e Arquivos

Manuais Interativos
Arquivos e Anexos
Biblioteca Digital

Nosso Escritório