VOLUNTARIADO PARA O PATRIMÓNIO MUNDIAL 2020

Incentivar o envolvimento dos jovens a favor do Património Mundial


CANDIDATURA PARA APRESENTAÇÃO DE PROJECTOS

Nos últimos dez anos, a iniciativa do Voluntariado para o Património Mundial teve aumentado, consideravelmente, a sua importância em especial graças a um interesse crescente pela proteção, a preservação e a promoção dos sítios do Património Mundial.

Nesta ocasião, a UNESCO através do Centro do Património Mundial tem o prazer de anunciar o lançamento da campanha do Voluntariado para o Património Mundial 2020 e saudar a participação de todas as organizações e instituições interessadas. A presente candidatura oferece a possibilidade de propor projetos não só para um ciclo de um ano, mas para um ciclo de dois anos (ver mais detalhes, infra, na seção candidatura).

A Iniciativa do Voluntariado para o Património Mundial é coordenada pelo Centro do Património Mundial da UNESCO (WHC) em colaboração com o Comité Coordenador do Serviço de Voluntários Internacional (CCIVS), European Heritage Volunteers (como ramo das Open Houses) e Better World.

A Campanha do Voluntariado para o Património Mundial 2020 visa o seguinte:

1). Sensibilizar os jovens, os voluntários, as comunidades locais e as autoridades concernentes para a
proteção e promoção do Património Mundial;

2). Envolver os jovens na preservação do Património Mundial através de projetos concretos realizados nos sítios patrimoniais;
3). Capacitar os jovens, permitindo-lhes adquirir novas competências técnicas básicas de preservação e conservação, e melhorar as suas capacidades futuras para tomada de decisões e de cidadãos ativos do mundo;
4). Reforçar a cooperação sustentável entre organizações sem fins lucrativos, gestores dos sítios patrimoniais, comunidades e autoridades afins;
5). Identificar as melhores práticas e desenvolver ferramentas educacionais informais para facilitar a participação das partes interessadas na Educação Patrimonial Mundial;

6). Integrar a igualdade de gênero em todas as etapas dos projetos, bem como a diversidade geográfica entre os bens do Patrimônio Mundial onde o trabalho de ação está sendo realizado.

Candidatura


A fim de participar ou renovar o seu compromisso com a proteção e preservação do Património Mundial através do voluntariado e da educação informal, convidamo-lo a preencher o formulário de candidatura online: https://form.jotformeu.com/92522048267357.

Se tiver dificuldade em aceder ao formulário online, descarregue-o a partir do seguinte link: https://tinyurl.com/y4tsrcvz e envie-o para o Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. (para projetos em África, Estados Árabes e América Latina), Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. (para projetos na Europa) ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.. (para projetos na Ásia). Uma cópia deve ser enviada para o Centro do Património Mundial em: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Le cycle de deux ans vise à faciliter la procédure de candidature ; à aider les organisations à améliorer la qualité, la durabilité et la promotion des projets ; et à contribuer à renforcer la coopération avec les partenaires et les parties prenantes.
Para tornar a iniciativa mais sustentável e para fortalecer o compromisso das organizações, propõe-se um processo de ciclo de dois anos. Este processo oferece à todas as organizações interessadas a possibilidade de implementarem projetos não só para um ciclo de um ano (2020), mas também para um ciclo de dois anos (2020 e 2021).

O ciclo bienal visa facilitar o processo de candidatura; ajudar as organizações a melhorar a qualidade, a sustentabilidade e a promoção de projetos; e ajudar a fortalecer a cooperação com parceiros e partes interessadas. Após o primeiro ano de implementação do projeto, as organizações que participarem de um ciclo de dois anos receberão um formulário de inscrição pré-preenchido para preencher e deverão confirmar a implementação de seus projetos para o ano seguinte. Se a avaliação do seu primeiro ano de projeto for positiva, as organizações serão capazes de implementar os projetos pelo segundo ano.

Nota: todos os anos será lançado um convite à apresentação de projetos com as duas opções seguintes: um ciclo de um ano e um ciclo de um ano.

Para mais informações click aqui.

Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO, Achada Santo António, cidade da Praia.

Comentar


Código de segurança
Atualizar