Programa Jovens Quadros da UNESCO

A UNESCO acaba de lançar um convite à apresentação de candidaturas para o Programa Jovens Quadros para o biénio 2021/2022.

Cabo Verde, através da Comissão Nacional para a UNESCO, poderá apresentar no máximo 15 candidaturas qualificadas para um total de 6 postos a nível do P-1/P-2 da UNESCO, nomeadamente:

  1. Analista Adjunt. de Políticas de Educação (Paris, França)
  2. Assistente de Cooperação (Paris, França)
  3. Gestor/a Adjunt. de RH (Jurídico) (Paris, França)
  4. Gestor/a Adjunt. Finanças e Administração (Paris, França)
  5. Especialista Adjunt. de Programa – CI (Paris, França)
  6. Especialista Adjunt. De Programa – CLT (Dakar, Senegal)

1. Enquadramento

A cada biénio, tendo em devida conta a disponibilidade de postos a nível P-1/P-2, a UNESCO convida os estados parte, não representados, como é o caso de Cabo Verde, ou sub-representados, um convite para apresentação de candidaturas às Comissões Nacionais e Delegações Permanentes ao Programa Jovens Quadros da UNESCO.

Os processos de selecção para integrar as organizações internacionais como a UNESCO tendem a ser bastante competitivos e, por esta razão, uma preparação forte é fundamental para aqueles que querem ser bem-sucedidos. O processo é altamente competitivo e atrai um número crescente de candidatos todos os anos.

Por outo lado, poder ser absorvido por uma organização como a UNESCO, que tem no seu mandato fortes pilares como a EDUCAÇÃO, CIÊNCIA, CULTURA e COMUNICAÇÃO & INFORMAÇÃO, significa poder desenvolver uma carreira com alcance global, num ambiente multicultural, desafiante e diversificado, com pessoas de todo o mundo a trabalharem para os mesmos objetivos, favorecendo como tal na construção de redes influentes a nível global e local.

2.Objetivos

O Programa Jovens Quadros da UNESCO tem por objetivo melhorar a repartição geográfica por um lado, e por outro lado incorporar Jovens profissionais, talentosos, ao Secretariado da UNESCO bem como promover a paridade de género na Organização e desenvolver uma base de recursos humanos jovem e qualificada, permitindo o enriquecimento e a diversificação da UNESCO.

3.Elegibilidade

- Nacionalidade: Os/as candidatos/as devem ter nacionalidade Cabo Verdiana.

- Idade: Menos de 32 anos (inclusive).

- Habilitações Literárias: Diploma universitário avançado (mestrado ou equivalente), com uma especialização nas seguintes áreas:

  • Educação
  • Cultura
  • Comunicação
  • Ciências Sociais e Humanas
  • Administração de Empresas
  • Contabilidade/Finanças
  • Direito
  • Relações Internacionais

- Línguas: inglês ou francês fluente. O conhecimento de ambas as línguas de trabalho é uma vantagem. O conhecimento do espanhol, russo, árabe ou chinês é uma mais-valia.

- Experiência anterior: a experiência profissional inicial é uma mais-valia, mas não é obrigatória.

Para além dos critérios acima referidos, a seleção será baseada nos valores fundamentais da organização como a integridade, profissionalismo, respeito pela diversidade e compromisso com o mandato da UNESCO e com o sistema mais vasto das Nações Unidas

  1. 4. Candidaturas

Todas as candidaturas deverão ser enviadas para o endereço de email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., até 10 de agosto de 2021, com o título de email YPP2021.

Obs: Cada candidato deve especificar a função a que se candidata conforme o documento: "sumário de perfís " .   

  1. 5. Documentos

As candidaturas deverão fazer-se acompanhar dos seguintes documentos:

-        Cópia de CNI/BI ou Passaporte (Cabo-Verdiano)

-        Certificado de Habilitações Literárias (Mestrado ou equivalente) traduzidos nas línguas(inglesa ou francesa)

-        Curriculum Vitae (em inglês ou francês, utilizando um modelo de estilo livre de um máximo de duas páginas) também trduzido numa das duas línguas acima referidas.

  1. 6. Recepção e triagem das candidaturas

Todas as candidaturas passarão por um processo de triagem, numa primeira fase pela CNU-CV e, posteriormente, a nível do Secretariado de Recursos Humanos da UNESCO, com base nos documentos apresentados e do qual resultará uma lista de candidatos/as pré-selecionados/as.

  1. 7.Avaliação e Seleção

No processo de avaliação e seleção os/as candidatos/as pré-selecionados/as deverão obrigatoriamente passar por uma entrevista em vídeo, seguida de uma entrevista em painel. As entrevistas proporcionam aos candidatos uma oportunidade de demonstrarem as suas motivações, capacidades de comunicação, espírito de equipa, capacidade de análise, sentido de iniciativa, criatividade, flexibilidade e adaptabilidade.

Para além das entrevistas, poderão ser necessários testes para determinar as competências chave, bem como o nível de proficiência nas línguas de trabalho da UNESCO (inglês e francês).

Para informaçoes detalhadas consulte os documentos  sumário de perfís incluindo o cronograma das acoes e também personalizadas através do numero 2621489.

Anuncio versão (pdf.eng.)

Comentar


Código de segurança
Atualizar