Encontram-se abertas as candidaturas à Rede das Cidades de Aprendizagem da UNESCO 2023

A criação da Rede das Cidades de Aprendizagem foi aprovada em 2013, na Declaração de Pequim sobre Aprendizagem ao Longo da Vida para todos: promover a inclusão, a prosperidade e a sustentabilidade nas suas cidades.
A Rede integra cidades capazes de responderem às necessidades de aprendizagem dos seus cidadãos de utilizar os recursos de uma cidade de forma mais eficaz e assim proporcionar oportunidades de aprendizagem aos seus cidadãos de promover a igualdade, a justiça social, manter a coesão social, e de criar uma prosperidade sustentável.  A Rede encontra-se aberta à adesão de todas as cidades empenhadas na promoção da aprendizagem ao longo da vida, não existindo o requisito de um número fixo de habitantes por localidade.

O que fazem as cidades de aprendizagem?
- Promovem uma aprendizagem inclusiva desde a educação básica ao ensino superior
- Revitalizam a aprendizagem nas famílias e no local de trabalho
- Melhoram a qualidade e a excelência na aprendizagem
- Fomentam uma cultura de aprendizagem ao longo da vida
Saiba mais sobre a Rede das Cidades de Aprendizagem da UNESCO em https://uil.unesco.org/lifelong-learning/learning-cities 

Os membros da Rede centram as suas atividades conjuntas em sete grupos chave: educação para o desenvolvimento sustentável; equidade e inclusão; planeamento educacional; monotorização e avaliação; educação para a cidadania global; empreendedorismo; saúde e bem-estar e alfabetização.

 

A Rede Mundial das Cidades de Aprendizagem da UNESCO, é uma Rede orientada para a política internacional que proporciona inspiração, conhecimento e melhores práticas. Os membros da Rede Mundial das Cidades de Aprendizagem da UNESCO beneficiam de:
- O intercâmbio de políticas e práticas de aprendizagem ao longo de toda a vida;
- O intercâmbio de políticas e práticas de aprendizagem ao longo de toda a vida;
- O desenvolvimento de capacidades e iniciativas de formação;
- A participação em eventos mundiais como a Conferência Internacional sobre as Cidades de Aprendizagem.

De acordo com a estratégia da Rede Mundial das Cidades de Aprendizagem da UNESCO para 2019-2021, os mais de 170 membros da Rede centram as suas atividades conjuntas em sete grupos chave: educação para o desenvolvimento sustentável; equidade e inclusão; planeamento educacional; monotorização e avaliação; educação para a cidadania global; empreendedorismo; saúde e bem-estar e alfabetização.

 Como candidatar?
As propostas de candidatura devem ser enviadas à Comissão Nacional da UNESCO de Cabo Verde Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. , até ao dia 31 de maio de 2023. para que sejam analisadas e remetidas para o Instituto da UNESCO de Aprendizagem ao Longo da Vida.
Ter em consideração que ao se inscreverem para se tornarem membros da Rede das Cidades de Aprendizagem, as cidades devem seguir o procedimento descrito na nota conceptual (1) e o descrito no formulário de candidatura (2).
Cada país poderá apresentar até três (3) candidaturas, ou seja, apenas três cidades.  Mais informação em https://www.uil.unesco.org/en/learning-cities e https://cvunesco.org

(1) - NOTA CONCEPTUAL
Nota conceptual (versão Inglês)
Nota conceptual (versão Francês)
Nota conceptual (versão Espanhol)

(2) - FORMULÁRIO DE CANDIDATURA
Formulário de candidatura (versão Inglês)
Formulário de candidatura (versão Francês)
Formulário de candidatura (versão Espanhol)

 

Documentos e Arquivos

Interatividades

Nosso Escritório