O Prémio UNESCO Hamdan Bin Rashid Al-Maktoum (doravante designado por Prémio) para o Desenvolvimento dos Professores foi criado em 2008 para apoiar a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem na prossecução do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS4) relativo à educação de qualidade, que é uma das prioridades da UNESCO, que é uma das prioridades da UNESCO.
Tem por objetivo reconhecer o trabalho das organizações cujos projectos visam melhorar o desempenho e a eficácia dos professores em todo o mundo.
O prémio, que é atribuído de dois em dois anos, é generosamente apoiado por Sua Alteza o Xeque Hamdan Bin Rashid Al-Maktoum dos Emirados Árabes Unidos. É dotado de uma quantia de 300 000 dólares, que é dividida em partes iguais pelos três vencedores. O convite à apresentação de candidaturas está aberto a organizações e instituições (mas não a indivíduos), com especiais interesses sobretudo para as que as que trabalham em países em desenvolvimento e/ou ao serviço de populações vulneráveis.
As candidaturas devem ser submetidas em francês ou inglês o mais tardar até 31 de outubro de 2023 meia noite (hora de Paris UTC+1), via plataforma online dedicada ao prémio. Os candidatos interessados podem aceder ao formulário de candidatura para inscrição online aqui
A Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO (CNU), em conjunto com a Delegação Permanente da República de Cabo Verde junto da UNESCO, convida à apresentação de candidaturas e à pré-seleção nacional de até 5 (cinco) candidaturas ao Prémio a serem apresentadas pelo nosso país. Para este efeito, a CNUCV reunirá um comité ad hoc de avaliação e seleção.
Os três vencedores serão seleccionados pelo Diretor-Geral da UNESCO com base nas recomendações do Júri Internacional.
Para mais informações: https://www.unesco.org/en/prizes/teacher-development
Consultas de documentos: