A filosofia - que faz parte das ciências humanas - questiona todas as dimensões da vida humana. A UNESCO sempre esteve intimamente ligada à filosofia, que é definida como uma "Escola da Liberdade" numa das suas principais publicações. Através do questionamento crítico, a filosofia dá sentido à vida e à ação no contexto internacional.
Ao celebrar o Dia Mundial da Filosofia todos os anos, na terceira quinta-feira de novembro, a UNESCO sublinha o valor duradouro da filosofia para o desenvolvimento do pensamento humano, para cada cultura e para cada indivíduo.
A filosofia é uma disciplina inspiradora, bem como uma prática quotidiana que pode transformar as sociedades. Ao permitir a descoberta da diversidade das correntes intelectuais no mundo, a filosofia estimula o diálogo intercultural. Ao despertar os espíritos para o exercício do pensamento e para o confronto racional de opiniões, a filosofia ajuda a construir uma sociedade mais tolerante e mais respeitadora. Ajuda assim a compreender e a responder aos grandes desafios contemporâneos, criando as condições intelectuais para a mudança.
O programa Gestão das Transformações Sociais (MOST) coopera com redes académicas para apoiar a produção de novas ideias criativas. O programa também trabalha com os governos para promover a referência ao pensamento humanista na resposta às transformações sociais.
Neste Dia de exercício coletivo do pensamento livre, fundamentado e informado sobre os grandes desafios do nosso tempo, todos os parceiros da UNESCO são encorajados a organizar vários tipos de actividades - diálogos filosóficos, debates, conferências, workshops, eventos culturais e apresentações em torno do tema geral do Dia, com a participação de filósofos e cientistas de todos os ramos das ciências naturais e sociais, educadores, professores, estudantes, jornalistas e outros representantes dos meios de comunicação social, e o público em geral.
As ciências humanas são cruciais para promover a compreensão das culturas e lançar luz sobre as transformações sociais. Oferecem um contributo fundamental para as prioridades do programa MOST, tais como a inclusão social e o desenvolvimento sustentável.
A ligação entre a filosofia e a UNESCO decorre da investigação sobre a possibilidade e as condições necessárias para o estabelecimento da paz e da segurança a longo prazo no mundo, através do seu trabalho intelectual, em diálogo com outras disciplinas das humanidades e das ciências sociais, a filosofia contribui para as respostas institucionais às questões da transformação social, reflectindo o pluralismo das experiências e das culturas em todo o mundo.
Mensagem da Diretyora Geral da UNESCO, Sra. Audrey Azoulay