Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO elogiada em Astana (Cazaquistão),

Participação da CNU na reunião Inter-regional das Comissões Nacionais para a UNESCO, que teve lugar em Astana (Cazaquistão), enriqueceu o encontro e os membros do grupo africano fizeram questão de que ficasse registado no relatório do evento que ficaram enriquecidos com estas boas práticas.


No contexto dos trabalhos da Primeira Reunião Inter-regional das Comissões Nacionais para a UNESCO, que teve lugar em Astana (Cazaquistão), de 22 a 24 de julho de 2014, o Grupo Africano, tal como os outros grupos regionais, reuniu-se a 23 de julho para abordar algumas questões consensualizadas na ordem do dia fixada na manhã do dia 23 em grande parte ligadas aos 4 temas escolhidos para esta importante Reunião Inter-regional.


Participaram deste encontro, 34( trinta e quatro) representantes de Comissões Nacionais de países africanos, na sua grande maioria Secretários Gerais e Secretários Executivos das CNUs.

A agenda foi a seguinte:

1. Revisão das directrizes para as relações e a cooperação entre os escritórios descentralizados da UNESCO e as Comissões Nacionais para a UNESCO;
2. Financiamento das atividades das Comissões Nacionais para a UNESCO e o Programa de Participação da Organização;
3. Visibilidade da UNESCO nos Estados-Membros;


4. Cooperação entre as comissões nacionais para a UNESCO e o reforço das capacidades das comissões nacionais.


A título da comunicação entre o Secretariado da UNESCO e as Comissões Nacionais, o Senhor Eric FALT, Diretor Geral Adjunto da UNESCO para as Relações Externas e a Informação do Público, congratulou-se com a visibilidade dada às atividades através da publicação do relatório anual das Comissões Nacionais.


Durante a reunião regional dos países africanos, o Secretário-geral da Comissão Nacional do Senegal referiu que seria interessante conhecer de forma pormenorizada a experiência da Comissão Nacional de Cabo Verde em matéria de mobilização de recursos financeiros junto do setor privado, cooperação bilateral e mesmo de organismos do Estado, para a implementação das atividades de iniciativa da própria CNU, que não são financiadas (ou apenas co-financiadas) pela UNESCO seja a nível da Sede ou do Escritório Regional de Dakar ou ainda de outros membros da família UNESCO. Após a abordagem desta questão pela Secretária Executiva da CNU de Cabo Verde, numa breve informação de como se tem obtido estas parcerias, os membros do grupo africano fizeram questão de que ficasse registado no relatório do encontro que ficaram enriquecidos com estas boas práticas.

A Primeira Reunião Inter-regional das CNUs revelou-se uma extraordinária iniciativa, de grande êxito tanto do ponto de vista dos debates à volta dos temas escolhidos previamente pelas CNUs como, e isto é fundamental, pelo clima altamente propiciador da aproximação entre Comissões Nacionais de regiões e países diferentes, que proporcionarão seguramente, a partir de agora, uma nova forma de relação e cooperação entre as CNUS, seja norte-sul, sul-sul ou norte-sul-sul.

Documentos e Arquivos

Interatividades

Nosso Escritório