Prémio Mundial da Liberdade de Imprensa UNESCO/ GUILLERMO CANO edição de 2023

 

Cabo Verde, na qualidade de estado membro da UNESCO, vem sendo anualmente convidado a apresentar candidaturas para as sucessivas edições do referido Prémio. Este ano foi igualmente convidado a apresentar a sua candidatura para a edição de 2023 do Prémio Mundial da Liberdade de Imprensa UNESCO/Guilherme Cano em tributo à homenagem a Guillermo Cano, jornalista colombiano assassinado em 1986 no exercício da sua profissão. O prémio foi criado em 1997 em memória de Cano, então diretor do jornal colombiano El Espetador, assassinado em 17 de dezembro de 1986 e é atribuído a cada ano em sua homenagem cujo nome que se atribui ao prémio mundial. O regulamento define que o laureado receberá uma medalha simbolizando o Prémio bem como um montante monetário no valor de 25.000 dólares dos Estados Unidos.
O prémio visa distinguir a cada ano uma personalidade, uma organização ou uma instituição que tenha contribuído de forma notável para a defesa e/ou a promoção da liberdade de imprensa, onde quer que seja, especialmente em situações de risco. É financiado pelas contribuições voluntárias dos Estados Membros, Instituições e Organismos Internacionais e por outras entidades.
Quanto à apresentação de candidaturas, o regulamento indica que os Estados Membros, as Organizações Profissionais e Não-governamentais, internacionais e Regionais que trabalhem no domínio do jornalismo e de liberdade de expressão, podem propor candidaturas.
Para isso, segundo o documento, os proponentes devem fundamentar, por escrito em inglês ou francês, as razões da sua escolha e remeter as propostas ao Diretor-Geral da UNESCO. Um Estado membro ou uma organização só poderá candidatar até três (3) membros por ano. As candidaturas devem dar entrada antes do dia 30 de janeiro de 2023 no Secretariado Executivo da Comissão Nacional da UNESCO sito na Achada Santo António, que as transmitirá ao director-geral, o mais tardar 15 Fevereiro de 2023.
O Júri reunir-se-á a 15 de março, ou próximo dessa data, para proceder ao voto e notificar a sua escolha ao diretor-geral, segundo destaca o regulamento. Para conhecer o vencedor da Ediçao anterior favor click aqui
A cerimónia oficial de entrega do prémio terá lugar a 03 de maio de 2023, por ocasião da celebração do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa em local a indicar.
Como candidatar-se
Para fazer indicações ao Prêmio, é necessário preencher o formulário em inglês ou francês e envia-o antes do dia 10/02/2023 pelo correio ou por e-mail para:

Monsieur Guilherme Canela
Section pour la liberté d’expression e la sécurité des journalistes
7 Place de Fontenoy
75352 Paris Codex 07,France
Tel: +33.1.45.68.14.67
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
OBS: se possível anexar uma foto de lata resolução e livre dos direitos autorais do candidato ou candidate bem como todos os documentos necessários (CV, Paginas de imprensa escrita, Estatutos da Organização ou ONG)
Em anexo seguem o formulário de inscrição e os estatutos do Prémio.

Documentos e Arquivos

Interatividades

Nosso Escritório