Estão abertas as candidaturas para a edição de 2023 do Prémio UNESCO - MaB para Jovens Cientistas.
O prémio destina-se a jovens cientistas, até aos 35 anos de idade, que desenvolvam investigação em linha com o Programa da UNESCO " O Homem e a Biosfera (MaB)". São prioritários projetos desenvolvidos nas Reservas da Biosfera.
Em 2023, na sequência de acordo entre UNESCO e o Principado do Mónaco, serão atribuídos 5 prémios adicionais destinados a estudos dirigidos às áreas marinhas, insulares e costeiras das Reservas da Biosfera.
A receção de candidaturas no Secretariado do Programa MaB decorre até ao dia 15 de março de 2023. Só serão aceites candidaturas que tenham recebido o apoio do Comité Nacional MaB.
Desde a decisão do 29º Conselho realizado na Sede da UNESCO de 12 a 15 de junho de 2017, o Conselho MAB decidiu que:
- o Prémio Michel Bâtisse será atribuído a cada segunda sessão do Conselho MAB em vez de cada sessão do Conselho, a fim de aumentar a qualidade e o número de candidatos.
- o montante do prémio seria assim aumentado para um montante total de 12.000 USD (doze mil dólares americanos).
O novo procedimento é eficaz e implementado a partir desta 29ª sessão do Conselho do MAB.A UNESCO através da Comissão Nacional de Cabo Verde convida aos investigadores e apresentarem candidaturas enviando seu Estudo de Caso sobre nosso país via correio electrónico (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) utilizando o formulário que anexamos a esta comunicação. Prazo para candidaturas : 31 de Março de 2023. Informamos que, para os países em que não existe ou não está plenamente em funcionamento um Comité Nacional MAB, a Comissão Nacional da UNESCO assegurará a selecção dos candidatos de acordo com os critérios mencionados AQUI. Igualmente informamos que Cabo Verde tem um Comité MAB com sede no MAA. Mais informações: https://www.unesco.org/en/man-and-biosphere/young-scientists