O Conselho Internacional de Coordenação do Homem e do Programa Biosfera (MAB-ICC) na sua 29ª sessão, 12-15 de Junho de 2017, adoptou novos critérios e novas condições para a selecção dos bolseiros MAB Jovens Cientistas a fim de responder ao Plano de Acção de Lima (LAP) para as Reservas da Biosfera e aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relevantes.
Desde 1989, o MAB tem apoiado jovens pesquisadores a cada ano com prémios de até US $ 5.000 em apoio a suas pesquisas sobre ecossistemas, recursos naturais e biodiversidade. Por meio do Prémio MAB Young Scientists, o MAB está investindo em uma nova geração de cientistas em todo o mundo porque jovens bem treinados e comprometidos são essenciais para abordar questões ecológicas e de sustentabilidade.
Encontra-se em anexo o formulário de candidatura aos Prémios Jovens Cientistas 2022 (Anexo 1), bem como uma nota informativa sobre os objectivos e critérios para a selecção dos vencedores (Anexo 2). A fim de facilitar o trabalho do Gabinete MAB na selecção dos Premiados, os Comités Nacionais MAB são convidados a seleccionar apenas as candidaturas que satisfaçam os critérios e a prestar atenção à igualdade de género. Prazo para inscrições: 15 de janeiro de 2022
Objetivos
Os objetivos do Programa de Prémios MAB Jovens Cientistas são:
• encorajar jovens cientistas, em particular os de países em desenvolvimento, a usar pesquisas MAB, locais de projetos e reservas da biosfera em suas pesquisas;
• encorajar os jovens cientistas que já usam esses sites a realizar estudos comparativos em outros sites dentro ou fora de seu próprio país;
• promover e estimular o intercâmbio de informações e experiências entre uma nova geração de cientistas;
• fortalecer a comunicação do LAP junto aos jovens cientistas e fortalecer sua visibilidade;
• envolver jovem cientista na implementação do LAP;
• aumentar a consciência entre os jovens cientistas sobre o papel da pesquisa na implementação dos ODS - em particular quando conduzida em reservas da biosfera.
Critério
O prémio/bolsa MAB Young Scientists Awards é voltado para jovens pesquisadores que realizam pesquisas interdisciplinares de acordo com o Programa Homem e a Biosfera (MAB) da UNESCO. A prioridade é dada a projetos realizados em reservas da biosfera. Até 2025, a implementação do Programa MAB da UNESCO é orientada pela Estratégia MAB e Plano de Ação de Lima para o Programa MAB da UNESCO e sua Rede Mundial de Reservas da Biosfera (LAP), que contribui para o cumprimento da Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS ) .
Os candidatos ao Prémio MAB Jovens Cientistas são fortemente encorajados a levar em consideração as prioridades do LAP e a identificar em suas inscrições como suas pesquisas contribuem para as ações relacionadas à pesquisa do LAP e dos ODS.
Nota:: todas as informações sobre o programa MAB Young Scientists Awards, incluindo os objectivos e os critérios de selecção dos prémios, estão disponíveis em https://en.unesco.org/mab/awards#young-scientists
Os seguintes critérios são usados na seleção dos prémios “MAB Young Scientists”:
Para ser elegível, as inscrições para o prémio devem ser feitas no formulário de inscrição do Prémio MAB para Jovens Cientistas (em inglês ou francês) e os requisitos técnicos de acompanhamento indicados lá. A inscrição deve ser endossada pelo Comitê Nacional MAB * do candidato, que pode endossar apenas duas inscrições por ano de candidatos que não tenham mais de 35 anos de idade (na data de encerramento da inscrição).
As candidaturas devem conter informações concisas sobre pesquisas anteriores e existentes nas áreas em causa, a fim de apresentar ligações e evitar duplicações e financiamento de projetos já realizados.
A prioridade é dada a projetos interdisciplinares realizados em reservas da biosfera designadas no âmbito do Programa Homem e a Biosfera ou potenciais reservas da biosfera e que contribuam para a implementação do LAP e dos ODS. Nesse sentido, os candidatos devem identificar em suas candidaturas se e como sua pesquisa contribui para as ações de pesquisa do LAP e dos ODS.
Candidatos de países desenvolvidos são elegíveis para prémios apenas em casos excepcionais ou se trabalharem em parceria com países em desenvolvimento.
Os prémios são fixados em no máximo US $ 5.000 cada.
A pesquisa apoiada por um prémio deve ser concluída em dois anos.
Os candidatos devem aceitar submeter relatórios de pesquisas financiadas pelo Prémio ao Secretariado do MAB em Paris e aos seus Comitês Nacionais do MAB*, e concordar com a
possibilidade de a UNESCO publicar os resultados de suas pesquisas.
Despesas de viagens internacionais
Mais informações:
consulte os seguintes links: Inglês e francês
Formulários de inscrição: Inglês