Candidaturas ao concurso Bolsas MAB 2022

O Conselho Internacional de Coordenação do Homem e do Programa Biosfera (MAB-ICC) na sua 29ª sessão, 12-15 de Junho de 2017, adoptou novos critérios e novas condições para a selecção dos bolseiros MAB Jovens Cientistas a fim de responder ao Plano de Acção de Lima (LAP) para as Reservas da Biosfera e aos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relevantes.

Desde 1989, o MAB tem apoiado jovens pesquisadores a cada ano com prémios de até US $ 5.000 em apoio a suas pesquisas sobre ecossistemas, recursos naturais e biodiversidade. Por meio do Prémio MAB Young Scientists, o MAB está investindo em uma nova geração de cientistas em todo o mundo porque jovens bem treinados e comprometidos são essenciais para abordar questões ecológicas e de sustentabilidade.
Encontra-se em anexo o formulário de candidatura aos Prémios Jovens Cientistas 2022 (Anexo 1), bem como uma nota informativa sobre os objectivos e critérios para a selecção dos vencedores (Anexo 2). A fim de facilitar o trabalho do Gabinete MAB na selecção dos Premiados, os Comités Nacionais MAB são convidados a seleccionar apenas as candidaturas que satisfaçam os critérios e a prestar atenção à igualdade de género. Prazo para inscrições: 15 de janeiro de 2022

Objetivos
Os objetivos do Programa de Prémios MAB Jovens Cientistas são:
• encorajar jovens cientistas, em particular os de países em desenvolvimento, a usar pesquisas MAB, locais de projetos e reservas da biosfera em suas pesquisas;
• encorajar os jovens cientistas que já usam esses sites a realizar estudos comparativos em outros sites dentro ou fora de seu próprio país;
• promover e estimular o intercâmbio de informações e experiências entre uma nova geração de cientistas;
• fortalecer a comunicação do LAP junto aos jovens cientistas e fortalecer sua visibilidade;
• envolver jovem cientista na implementação do LAP;
• aumentar a consciência entre os jovens cientistas sobre o papel da pesquisa na implementação dos ODS - em particular quando conduzida em reservas da biosfera.
Critério
O prémio/bolsa MAB Young Scientists Awards é voltado para jovens pesquisadores que realizam pesquisas interdisciplinares de acordo com o Programa Homem e a Biosfera (MAB) da UNESCO. A prioridade é dada a projetos realizados em reservas da biosfera. Até 2025, a implementação do Programa MAB da UNESCO é orientada pela Estratégia MAB e Plano de Ação de Lima para o Programa MAB da UNESCO e sua Rede Mundial de Reservas da Biosfera (LAP), que contribui para o cumprimento da Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS ) .
Os candidatos ao Prémio MAB Jovens Cientistas são fortemente encorajados a levar em consideração as prioridades do LAP e a identificar em suas inscrições como suas pesquisas contribuem para as ações relacionadas à pesquisa do LAP e dos ODS.
Nota:: todas as informações sobre o programa MAB Young Scientists Awards, incluindo os objectivos e os critérios de selecção dos prémios, estão disponíveis em https://en.unesco.org/mab/awards#young-scientists
Os seguintes critérios são usados na seleção dos prémios “MAB Young Scientists”:
 Para ser elegível, as inscrições para o prémio devem ser feitas no formulário de inscrição do Prémio MAB para Jovens Cientistas (em inglês ou francês) e os requisitos técnicos de acompanhamento indicados lá. A inscrição deve ser endossada pelo Comitê Nacional MAB * do candidato, que pode endossar apenas duas inscrições por ano de candidatos que não tenham mais de 35 anos de idade (na data de encerramento da inscrição).
 As candidaturas devem conter informações concisas sobre pesquisas anteriores e existentes nas áreas em causa, a fim de apresentar ligações e evitar duplicações e financiamento de projetos já realizados.
 A prioridade é dada a projetos interdisciplinares realizados em reservas da biosfera designadas no âmbito do Programa Homem e a Biosfera ou potenciais reservas da biosfera e que contribuam para a implementação do LAP e dos ODS. Nesse sentido, os candidatos devem identificar em suas candidaturas se e como sua pesquisa contribui para as ações de pesquisa do LAP e dos ODS.
 Candidatos de países desenvolvidos são elegíveis para prémios apenas em casos excepcionais ou se trabalharem em parceria com países em desenvolvimento.
 Os prémios são fixados em no máximo US $ 5.000 cada.
 A pesquisa apoiada por um prémio deve ser concluída em dois anos.
 Os candidatos devem aceitar submeter relatórios de pesquisas financiadas pelo Prémio ao Secretariado do MAB em Paris e aos seus Comitês Nacionais do MAB*, e concordar com a
 possibilidade de a UNESCO publicar os resultados de suas pesquisas.
 Despesas de viagens internacionais
Mais informações:
consulte os seguintes links: Inglês e francês
Formulários de inscrição: Inglês

Documentos e Arquivos

Interatividades

Nosso Escritório