Ciência para o Desenvolvimento

Índice do artigo

Ciência para um Futuro Sustentável

A criação de conhecimento e compreensão através da ciência equipa-nos para encontrar soluções para os agudos desafios económicos, sociais e ambientais da atualidade e para alcançar um desenvolvimento sustentável e sociedades mais verdes. Como nenhum país pode alcançar o desenvolvimento sustentável sozinho, a cooperação científica internacional contribui, não só para o conhecimento científico, mas também para a construção da paz.

É necessário que os cidadãos do mundo estejam preparados e capacitados para atuar em decisões importantes do desenvolvimento de cada um dos seus países e terem a oportunidade de participar mais de perto dos avanços tecnológicos e científicos para a sociedade.

Para isso, uma formação científica básica desde o início do processo escolar é fundamental, o que torna prioritário o investimento em educação científica. Essa abordagem contribui, de forma decisiva, para que as crianças e jovens tenham motivação para seguir carreiras nas áreas científicas e tecnológicas. Porém, o efeito mais importante é contribuir para a melhoria da educação, tema que tem, hoje em dia, mobilizado vários segmentos da sociedade, devido à sua importância.

A UNESCO trabalha para ajudar os países a investir em ciência, tecnologia e inovação (CTI), para desenvolver políticas nacionais de ciência, para reformar seus sistemas científicos e para desenvolver a capacidade de monitorar e avaliar o desempenho através de indicadores e estatísticas de CTI, levando em conta a ampla gama de contextos específicos de cada país.


Imprimir   Email

Comentar


Código de segurança
Atualizar