Educação para o Desenvolvimento

A Educação para o Desenvolvimento deve ser consagrada, de forma expressa, como prioridade setorial.
É definida como: “… um processo educativo constante que favorece as inter-relações sociais, culturais, políticas e económicas entre o Norte e o Sul, e que promove valores e atitudes de solidariedade e justiça que devem caracterizar uma cidadania global responsável. Consiste, em si mesma, num processo ativo de aprendizagem que pretende sensibilizar e mobilizar a sociedade para as prioridades do desenvolvimento humano sustentável.”
A Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) é um elemento-chave da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Seus objetivos formam uma das metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável para a educação ODS 4.7 e é considerado um motor para a realização de todos os 17 ODS. https://en.unesco.org/themes/education/sdgs/material

A EDS permite que todos tomem decisões informadas a favor da integridade ambiental, da viabilidade económica e de uma sociedade justa para as gerações presentes e futuras. Visa ainda proporcionar os conhecimentos, as competências, as atitudes e os valores necessários para enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável.
Complementarmente ao documento de orientação da UNESCO - Educação para Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Objetivos de Aprendizagem, este banco de recursos foi concebido para educadores, planificadores educacionais e profissionais da área. Ele oferece centenas de ideias pedagógicas para atividades em sala de aula e recursos multimídia detalhando a melhor forma de integrar a EDS no ensino e na aprendizagem, desde os cuidados na primeira infância até a educação secundária.


Imprimir   Email

Comentar


Código de segurança
Atualizar