Património Cultural Subaquático

A UNESCO contribui para a preservação do património cultural, bem como o património cultural subaquático do mundo – legado único da humanidade.
O seu trabalho para proteger o património cultural é um dos mais visíveis, universalmente reconhecido e respeitado em iniciativas internacionais de conservação já realizadas.

A UNESCO adotou em 2001 a Convenção sobre a Proteção do Património Cultural Subaquático. Esta Convenção, constituída por 35 artigos e anexos, tem por objetivo permitir aos Estados parte fortalecer a proteção deste património. Foi já ratificada por 61 Estados parte.

É um instrumento que representa a resposta da comunidade internacional ao aumento de pilhagens e à destruição do património cultural subaquático. Representa uma “lex specialis”: instrumento de regulamentação que se aplica especificamente ao património cultural subaquático.

Partilha a responsabilidade de proteger este património no âmbito da cooperação internacional.
Estabelece os princípios básicos para a proteção do património cultural subaquático; prevê um sistema de cooperação pormenorizado, para que os Estados parte possam levar a cabo esta proteção e prevê normas práticas estabelecidas em conjunto para o seu tratamento.

O mar é “o maior museu do mundo”.

As ondas engoliram cidades inteiras e milhares de navios ter encontrado o seu final no mar. Embora estes navios, edifícios históricos e objetos não são visíveis a partir da superfície, os seus restos ter sobrevivido no fundo de lagos, mares e oceanos, preservados graças à ambiente aquático. Estes restos são o testemunho de vários períodos e aspectos da nossa história da crueldade do tráfico de escravos, a ferocidade das batalhas navais, o impacto dos desastres naturais, para as linhas de cerimônias religiosas e crenças ou a troca pacífica e do diálogo intercultural entre regiões distantes.

Ver filme aqui

Descubra o património cultural subaquático:

Kit Informativo aqui
 Património Cultural Subaquático- Manual de Atividades direcionadasManual de Atividades direcionadas


Imprimir   Email

Comentar


Código de segurança
Atualizar