Educação Patrimonial

Índice do artigo

O patrimônio é o legado que recebemos do passado, vivemos no presente e transmitimos às futuras gerações. Nosso patrimônio cultural e natural é fonte insubstituível de vida e inspiração, nossa pedra de toque, nosso ponto de referência, nossa identidade.

Sendo assim, o conceito de Patrimônio Mundial seja excepcional é sua aplicação universal. Os sítios do Patrimônio Mundial pertencem a todos os povos do mundo, independentemente do território em que estejam localizados.


Os estados membros da UNESCO reconhecem que os sítios localizados em seus territórios nacionais e inscritos na Lista do Patrimônio Mundial, sem prejuízo da soberania ou da propriedade nacionais, constituem um patrimônio universal "com cuja proteção a comunidade internacional inteira tem o dever de cooperar".
Todos os países possuem sítios de interesse local ou nacional que constituem verdadeiros motivos de orgulho nacional e a Convenção os estimula a identificar e proteger seu patrimônio, esteja ou não incluído na Lista do Patrimônio Mundial.


Neste sentido, a Educação Patrimonial é um componente curricular importante para promover o conhecimento, a compreensão e o respeito da diversidade das culturas, identidades e valores presentes na Comunidade Educativa. A Educação Patrimonial Igualmente mobiliza a diversidade cultural e o encontro de culturas para a construção do conhecimento e do processo de cidadania ativa.

 


Imprimir   Email

Comentar


Código de segurança
Atualizar