A UNESCO foi fundada na sequência da Segunda Guerra Mundial, nascida da convicção de que o conflito sem precedentes poderia dar origem a um mundo melhor e mais unido. Uma vez que as guerras começam na mente de homens e mulheres, é na mente de homens e mulheres que um mundo melhor deve ser construído, argumentaram os fundadores da Organização. A sua ideia é mais pertinente do que nunca à medida que os países começam a emergir da crise global da COVID-19, o que pôs em causa as nossas prioridades, os nossos modos de vida e o funcionamento das nossas sociedades.
Pessoas em todo o mundo demonstraram solidariedade durante a emergência sanitária e viram como uma cooperação reforçada pode ajudar a construir um futuro melhor. Mas quando o mundo começa a emergir da pandemia, tendemos a esquecer as lições que aprendemos e "voltar ao normal", ignorando o custo do que consideramos normal para o nosso ambiente, economias, saúde pública e sociedades.
A UNESCO está a lançar uma campanha global que desafia a nossa percepção da normalidade. O filme de 2'20" não se baseia em argumentos complicados para provar o seu ponto de vista. Apresenta simplesmente informação factual sobre o mundo antes e durante a pandemia. Reunidos, estes factos convidam os espectadores a questionar as suas ideias sobre o que é normal, sugerindo que aceitámos o inaceitável durante demasiado tempo. A nossa realidade anterior já não pode ser aceite como normal. Agora é o momento de mudar. Ver o filme aqui.
A campanha faz parte de um amplo esforço da UNESCO para reflectir sobre o mundo futuro, nomeadamente através da iniciativa do fórum da UNESCO, um laboratório de ideias que reúne pensadores proeminentes, o movimento Resiliart, uma série de painéis de debate sobre o futuro da cultura e das indústrias culturais, o Futuro da Rede Literária, The Futures Literacy Network, bem como o programa “ o Futuro da Educação, the “Futures of Education” e as recomendações globais para uma Ciência Aberta, “Open Science” e a ética da inteligência artificial, the ethics of artificial Intelligence. Estas são questões importantes sobre as quais a UNESCO começou a trabalhar muito antes de serem colocadas no centro das atenções devido a uma pandemia.
Como agência intelectual das Nações Unidas, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) acredita que a necessidade de uma mudança duradoura deve enraizar-se nos corações e mentes das pessoas em todo o lado antes de se tornar realidade.
A UNESCO convida os meios de Comunicação Social e líderes de opinião dos estados membros no mundo a partilhar a campanha "The Next Normal", que foi criada pela agência DDB Paris, disponível a partir de 25 de junho de 2020.
Obs.: Traduzido da versão original em inglês- https://en.unesco.org/campaign/nextnormal. Para mais informações, por favor contacte:
Sr. Matthieu Guevel(link envia e-mail) - (+33) 1 45 68 13 58
Sr. George Papagiannis(link envia e-mail) - (+33) 1 45 68 17 06
Mehdi Benchelah(link envia e-mail) - (+33) 1 45 68 14 49
Copyright © UNESCOCV, 2020
Direitos reservados, All rights reserved 2020.
CNU – Achada de Santo António largo da TCV
Praia - ilha de Santiago - Cabo Verde
www.unescocv.org - https://www.facebook.com/unescocaboverde/