PRÉMIO INTERNACIONAL DA UNESCO 2023
8ª edição do Prémio Internacional UNESCO-Guiné Equatorial para a Investigação em Ciências da Vida 2023
EDUCAÇÃO
A educação transforma vidas e está no centro da missão da UNESCO de construir a paz, erradicar a pobreza e impulsionar o desenvolvimento sustentável.
CULTURA
No mundo interconectado de hoje, o poder da cultura de transformar as sociedades é incontornável.
candidaturas para a bolsa “Michel Bâtisse 2023 em Gestão de Reservas da Biosfera”.
Edição de 2022 dos Prémios Internacionais de Alfabetização da UNESCO-2022

Prémio Internacional UNESCO-Al Fozan para a Promoção de Jovens Cientistas nas Áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática Segunda Edição 2024/2025

 

O anúncio de candidaturas para a primeira edição do Prémio Internacional UNESCO-Al Fozan para a promoção de jovens cientistas nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática está actualmente aberto! Candidate-se a um excelente investigador STEM para uma oportunidade de destacar o seu trabalho e a importância da ciência, da engenharia, da tecnologia e da matemática.

Data limite: 15 de abril de 2025.

Acerca do Prémio:
O Prémio Internacional UNESCO-Al Fozan para a Promoção de Jovens Cientistas em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) visa reforçar a investigação STEM, a educação STEM e a cooperação internacional para enfrentar os desafios globais abordados pelos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O Prémio dará reconhecimento às realizações dos jovens que são conducentes à transformação e desenvolvimento socioeconómico à escala global, ao mesmo tempo que aumenta o interesse dos jovens, particularmente raparigas e mulheres, pela ciência, de modo a promover a igualdade de género, a literacia científica e a escolha de uma carreira científica.

O prémio é atribuído de dois em dois anos a cinco vencedores das cinco regiões geográficas da UNESCO (África, Estados Árabes, Ásia e Pacífico, Europa e América do Norte e América Latina e Caraíbas), com o seu objectivo de encorajar a participação dos jovens na STEM, em particular mulheres e raparigas, de modo a promover a igualdade de género, a literacia científica e a escolha de uma carreira científica.

O referido Prémio consiste num prémio de 50.000 dólares americanos para cada um dos cinco laureados, assim como uma medalha e um diploma. De acordo com a prioridade global da UNESCO em matéria de igualdade de género, o Prémio proposto servirá também para encorajar mais mulheres a adoptar e seguir uma carreira STEM.

O anúncio de candidaturas para esta edição de 2025 do Prémio Internacional UNESCO-Al Fozan para a promoção de jovens cientistas nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática está actualmente aberto! Candidate-se a um excelente investigador/a STEM para uma oportunidade de destacar o seu trabalho e a importância da ciência, da engenharia, da tecnologia e da matemática.
Data limite: 15 de abril de 2025.

O prazo para apresentação dos projetos de investigação deve dar entrada na Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO até o dia 31 de março de 2025 para seleção, a nível nacional, e os trabalhos científicos selecionados serão encaminhados ao Secretariado do Prémio para a devida seleção através do júri Internacional criado para este fim.

Como candidatar-se: https://www.unesco.org/en/prizes/al-fozan#apply.

Estatutos e regulamento financeiro
Inglês | Francês

A Fundação Al Fozan (Arábia Saudita) propôs estabelecer e financiar um Prémio Internacional UNESCO-Al Fozan para a promoção de jovens cientistas na STEM a fim de contribuir para a geração de investigação, tecnologia e inovação STEM, bem como impulsionar a produção e aplicação do conhecimento científico ao centro do desenvolvimento social e económico, em conformidade com a Agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável 2030
Mais informação convidmaos-lhe a aceder os links: https://www.unesco.org/en/prizes/al-fozan e https://www.unesco.org/en/articles/call-applications-unesco-al-fozan-international-prize-promotion-young-scientists-science-technology.

Critérios de elegibilidade
O prémio é atribuído a candidatos que tenham sido reconhecidos por realizações ou contribuições significativas em:
• investigação em STEM, incluindo tecnologias emergentes,
• ou ensino STEM, divulgação dos resultados da investigação, criatividade e inovação, ou cooperação internacional ou
• regional no domínio das STEM.
Os candidatos devem ter menos de 40 anos de idade à data do termo do prazo de candidatura.
As candidaturas de jovens mulheres cientistas são fortemente encorajadas.

Obs.: As candidaturas devem ser apresentadas na íntegra, em inglês ou francês. Cada candidatura deve ser acompanhada de uma carta de recomendação, que deve incluir:
- uma descrição dos antecedentes e realizações do candidato
- um resumo dos trabalhos, publicações e outros documentos comprovativos de grande importância, apresentados para apreciação .
- uma descrição da contribuição do candidato para os objectivos do prémio.

* A auto-candidatura não será tida em conta e é considerada como nula.

CNU/2024

C&I

 

Documentos e Arquivos

Interatividades

Nosso Escritório