O ARCMoW, após um longo e necessário processo de criação de uma base sólida, está agora em condições de proceder ao primeiro convite à apresentação de candidaturas para a inscrição de bens documentais e do seu Registo Regional.
O património documental mundial é pertença de todos, deve ser plenamente preservado e protegido para todos e, tendo em conta os usos e costumes culturais, deve ser permanentemente acessível a todos, sem obstáculos.
Os objectivos do programa da memória do Mundo são os seguintes:
- Facilitar a conservação do património documental mundial
- Facilitar a preservação do património documental mundial, nomeadamente nas zonas afectadas por conflitos e/ou catástrofes naturais;
- Contribuir para assegurar o acesso universal ao património documental;
- Sensibilizar para a existência e o valor do património documental a nível mundial.
Neste sentido, a UNESCO, através da Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO, CNU informa que está aberta a candidaturas 2025 do Comitê Regional do Programa Memória do Mundo da Unesco para a Africa (ARCMoW). Instituições, comunidades e pessoas que fazem a gestão e têm a custódia de patrimônios documentais podem inscrever documentos ou conjuntos documentais no Registro Regional da Africa até 16 de junho de 2025.
Critérios de elegibilidade
O património documental proposto para inscrição deve satisfazer um ou mais dos seguintes critérios:
* significado histórico, significado em termos de forma e estilo e significado social, comunitário ou espiritual...
* significado social, comunitário ou espiritual... (ver Secção E das Diretrizes para o Registo Regional da Memória do Mundo em África em: www.arcmow.org).
Documentos sobre a escravatura no Arquivo da Secretaria Geral do Governo (Cabo Verde, 1842-1869) é a proposta apresentada por Cabo Verde.
O Arquivo da Secretaria Geral do Governo, cujos livros manuscritos datam de 1674 a 1954 e a documentação avulsa de 1803 a 1927, é um dos maiores acervos do Arquivo Nacional de Cabo Verde e o mais procurado pelos investigadores. Esta documentação é importante para a preservação da memória da escravatura, incentivando a investigação sobre este fenómeno nas suas diversas vertentes. É constituído por 4 caixas, 21 salas, 702 folhas de documentos avulsos, 1 livro manuscrito datado de 1858 referente às Cartas de Liberdade concedidas pelo Governo Geral da Província de Cabo Verde e 1 livro de Autos de Juramento e actas das sessões da Comissão Luso-Britânica. Os documentos encontram-se organizados fisicamente e digitalizados.
Incentivamos-lhes no sentido de promoverem a vossa apresentação de candidaturas do património documental das nossas comunidades nacionais (proprietários e conservadores de documentos de arquivo, colecções de bibliotecas e documentos de museus, tanto institucionais como privados), independentemente do suporte (papel, gravura, fotografia, magnético, película), (papel, gravura, fotografia, magnético, película, digital...)
O prazo para a receção das candidaturas e de todos os documentos comprovativos é 15 de junho de 2025.
CNU 2025