Encontra-se aberto o anúncio de candidaturas para o Prémio UNESCO 2025 para a Educação de Raparigas e Mulheres. Todos os anos, o Prémio reconhece dois laureados que estão a fazer esforços extraordinários em prol da educação das raparigas e das mulheres. Cada laureado receberá um prémio de 50 000 dólares. Está a promover uma mudança transformadora para a educação das raparigas e das mulheres? Se a resposta for sim, esta é a sua oportunidade de apresentar a sua iniciativa e tornar-se laureado com o prestigiado Prémio UNESCO para a Educação de Raparigas e Mulheres.
Atualmente, 122 milhões de raparigas continuam fora da escola e 63% dos adultos analfabetos do mundo são mulheres. Isto apesar dos progressos significativos realizados nas últimas décadas para concretizar o direito das raparigas e das mulheres à educação.
O género, combinado com outros factores como as normas e os estereótipos culturais, a riqueza, a etnia ou a localização, continua a impedir que as raparigas e as mulheres de todo o mundo atinjam o seu pleno potencial.
A igualdade de género deve estar no centro dos planos, orçamentos e políticas de educação para transformar a educação e construir sociedades mais equitativas[BI1].
Na prática, isto significa promover a igualdade de género nos currículos e nas pedagogias, criar espaços de aprendizagem seguros, inclusivos e transformadores, apoiar a colaboração entre sectores e gerações e investir nos mais marginalizados.
QUEM PODE CANDIDATAR-SE?
As propostas de candidatura são apresentadas pelos governos dos Estados-Membros da UNESCO ou por organizações não governamentais (ONG) em parceria oficial com a UNESCO. Podem indicar até três indivíduos, instituições ou organizações que façam contribuições fortes e inovadoras para a educação de raparigas e mulheres. Não é possível a auto-indagação.
Os candidatos interessados são convidados a contactar a Comissão Nacional para a UNESCO/Delegação Permanente da UNESCO do seu país, neste caso a CNU de Cabo Verde, uma ONG em parceria oficial com a UNESCO ou o Secretariado do Prémio para mais informações.
O QUÊ?
As candidaturas devem respeitar os critérios de elegibilidade e de seleção definidos pelo Prémio. Os projectos apresentados devem estar estabelecidos e em funcionamento pelo menos há dois anos e demonstrar potencial para serem reproduzidos e escaláveis.
Um júri internacional independente composto por cinco peritos avaliará as candidaturas com base no potencial de impacto, inovação e sustentabilidade do projeto.
- Mais informações sobre o processo de nomeação e seleção
QUANDO?
A data limite para a apresentação de propostas é 16 de maio de 2025 (meia-noite, GMT +2).
COMO?
As candidaturas devem ser apresentadas em inglês ou francês através de uma plataforma em linha, acessível apenas às Comissões Nacionais da UNESCO/Delegações Permanentes da UNESCO e às ONG em parceria oficial com a UNESCO.
Com base nas recomendações do Júri, o Diretor-Geral da UNESCO anunciará os laureados de 2025. Estes receberão o prémio por volta de 11 de outubro de 2025, no âmbito das celebrações do Dia Internacional da Rapariga.
CONTACTO
Se tiver alguma dúvida, contacte-nos através do endereço electrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.">Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
Prémio UNESCO para a Educação de Raparigas e Mulheres
Saiba mais sobre o trabalho das nossas laureadas inspiradoras
Vídeo sobre os laureados de 2024
Igualdade de género e educação
CNU-CV