Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

 

 

 

Anualmente, o dia 3 de maio é uma data que celebra os princípios fundamentais da liberdade de imprensa, para avaliar a liberdade de imprensa em todo o mundo, para defender os meios de comunicação social dos ataques à sua independência e para prestar homenagem aos jornalistas que perderam a vida no exercício da sua profissão.

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa foi proclamado pela Assembleia Geral da ONU em 1993, na sequência de uma recomendação adoptada na vigésima sexta sessão da Conferência Geral da UNESCO em 1991. Esta recomendação foi, por sua vez, uma resposta a um apelo dos jornalistas africanos que, em 1991, produziram a histórica Declaração de Windhoek.

O dia 3 de maio serve para relembrar aos governos a necessidade de respeitarem o seu compromisso para com a liberdade de imprensa e é também um dia de reflexão entre os profissionais da comunicação social sobre questões de liberdade de imprensa e de ética profissional. Igualmente importante é o facto de o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa ser um dia de apoio aos meios de comunicação social que são alvo de restrições ou da abolição da liberdade de imprensa.

É também um dia de recordação dos jornalistas que perderam a vida na busca de uma história.

Documentos e Arquivos

Interatividades

Nosso Escritório