8 de Março Dia Internacional da Mulher

 

A UNESCO é da opinião que todas as formas de discriminação com base no género são violações dos direitos humanos, bem como uma barreira significativa para a realização da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e dos seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Neste ano de 2024, a UNESCO junta a sua voz à de toda a família das Nações Unidas, para celebrar este Dia Internacional da Mulher sob o lema "investir nas mulheres: acelerar o progresso".
A mensagem da UNESCO é clara: as mulheres e os homens devem gozar de igualdade de oportunidades, escolhas, capacidades, poder e conhecimento enquanto cidadãos iguais.

Prioridade Igualdade de Género
Proporcionar às raparigas e aos rapazes, às mulheres e aos homens os conhecimentos, os valores, as atitudes e as competências necessárias para combater as disparidades de género é uma condição prévia para construir um futuro sustentável para todos.

O tema do Dia Internacional da Mulher deste ano, “Investir nas Mulheres: Acelerar o Progresso”, destaca a necessidade urgente de financiamento para alcançar a igualdade de género até 2030, especialmente no desporto.

É essencial investir na participação das mulheres no desporto, garantindo a igualdade de oportunidades e a proteção contra o assédio e a violência.

A igualdade de género é uma prioridade fundamental para a UNESCO, que aborda as normas sociais e a discriminação contra mulheres e raparigas através de vários canais, incluindo educação, cultura, comunicação, ciência e desporto.

Os intercâmbios irão destacar desafios e estratégias para superar as desigualdades estruturais, promover os direitos laborais e o empoderamento económico, e abordar a prevenção da violência baseada no género no futebol, a fim de aprofundar a compreensão e identificar estratégias para progredir.

Apesar da popularidade mundial do futebol, a representação das mulheres continua baixa, com desigualdades estruturais que afectam o acesso a recursos e oportunidades. São necessários esforços para combater o preconceito e implementar políticas sensíveis ao género para garantir um tratamento justo.

Por ocasião do Dia Internacional da Mulher de 2024, a UNESCO está a organizar uma sessão de intercâmbio para explorar os desafios globais e as abordagens inovadoras com vista a promover a igualdade de género no e através do futebol.

Para participar do evento online por favor registe-se aqui .

Link do Vídeo 

Documentos e Arquivos

Interatividades

Nosso Escritório