Candidaturas ao Prémio Mundial da Liberdade de Imprensa UNESCO-Guilherme Cano 2017

 

 

PRÉMIO MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA UNESCO/ GUILHERME CANO EDIÇÃO DE 2017

Cabo Verde vem sendo anualmente convidado a apresentar candidaturas para as sucessivas edições do referido Prémio. Este ano foi igualmente convidado a apresentar a sua candidatura para a edição de 2017 do Prémio Mundial da Liberdade de Imprensa UNESCO/Guilherme Cano em tributo à homenagem a Guilherme Cano, jornalista colombiano assassinado em 1986 no exercício da sua profissão. O prémio foi criado em 1997 em memória de Cano, então diretor do jornal colombiano El Espetador, assassinado em 17 de Dezembro de 1986 e é atribuído a cada ano em sua homenagem cujo nome que se atribui ao prémio mundial. O regulamento define que o laureado receberá numa medalha simbolizando o Prémio bem como um montante monetário.

O prémio visa distinguir a cada ano uma personalidade, uma organização ou uma instituição que tenha contribuído de forma notável para a defesa e/ou a promoção da liberdade de imprensa, onde quer que seja, sobretudo, se para tal correu riscos.

Quanto à apresentação de candidaturas, o regulamento indica que os Estados Membros, as Organizações Profissionais e Não-governamentais, internacionais e Regionais que trabalhem no domínio do jornalismo e de liberdade de expressão, podem propor candidaturas.

Para isso, segundo o documento, os proponentes devem fundamentar, por escrito em inglês ou francês, as razões da sua escolha e remeter as propostas ao Diretor-Geral da UNESCO. Um Estado membro ou uma organização só poderá candidatar até três (3) membros por anoAs candidaturas devem dar entrada antes do dia 30 de Janeiro de 2013 no Secretariado Executivo da Comissão Nacional da UNESCO sito na Achada Santo António, que as transmitirá ao director-goral, até 15 February 2017.

O Júri reúne-se a 15 de Março, ou próximo dessa data, para proceder ao voto e notificar a sua escolha ao diretor-geral, segundo destaca o regulamento.

A cerimónia oficial de entrega do prémio terá lugar a 03 de Maio de 2017, por ocasião da celebração do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa em local a indicar.

Para mais informações sobre os regulamentos e formulários de candidaturas favor clic aqui:

As candidaturas devem ser dadas entrada na Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO, sito em ASA, antes do dia 15 de Fevereiro de 2017 através do contacto 

 

Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO.

 

Achada de Santo António-Praia

2º Esq. Prédio do NOVO BANCO

PO BOX: 51-A

email: joséEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Documentos e Arquivos

Interatividades

Nosso Escritório