O que é SANDWATCH e sua origem

Expirado

 

Origem
O Sandwatch é um programa que permite a crianças, jovens e adultos trabalharem em conjunto no monitoramento científico e na avaliação crítica dos problemas e conflitos com os quais as suas praias e áreas costeiras são confrontadas, além de propor a concepção e a implementação de atividades e projetos que abordem algumas dessas questões, ao mesmo tempo que reforça o ambiente das praias e torna o ecossistema mais resiliente à mudança climática. Baseado em uma série de protocolos bastante simples, o Sandwatch agrada a pessoas de todas as procedências e idades.

As origens do Sandwatch remontam a uma formação sobre educação ambiental realizada em Trindade e Tobago, em julho de 1998, coordenada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Os participantes viram em primeira mão muitos dos problemas que ameaçam as zonas costeiras, tais como a erosão, a poluição e o desenvolvimento mal planejado, e decidiram tomar uma atitude relativamente à situação. Foi aí que teve início o que veio a ficar conhecido como Sandwatch.

A princípio uma iniciativa regional caribenha, o Sandwatch é hoje um programa internacional cativante posto em prática por escolas, jovens e comunidades em África, Ásia, Europa, assim como em ilhas do Caribe e dos oceanos Pacífico e Índico. Graças a uma rede na internet, o Sandwatch está em vias de se transformar em um movimento mundial.
O Sandwatch é um exemplo vivo de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e está prestes a tornar-se um dos principais projetos da Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005–2014).

Enquanto o mundo se vê cada vez mais ameaçado pela mudança climática, o Sandwatch oferece a oportunidade de ajudar as pessoas e os ecossistemas a reagirem às mudanças presentes e futuras de uma maneira prática. As praias estão entre os ecossistemas mais vulneráveis aos riscos da mudança climática, em decorrência do aumento do nível do mar e da frequência cada vez maior de grandes tempestades. Contribuindo para a saúde e a resistência dos ecossistemas, o Sandwatch pode ajudar as pessoas dos mais variados estilos de vida a aprenderem sobre a mudança climática e saberem como as suas ações podem auxiliar no processo de adaptação.

Breve história e área de ação do Sandwatch
Desde a sua criação, o Sandwatch tem contado com o apoio da UNESCO, principalmente por intermédio dos setores de Educação e Ciências e comissões nacionais da organização. Muitos outros parceiros também estão envolvidos. O Sandwatch começou oficialmente em 2001, com uma oficina de treinamento regional em Santa Lúcia, para professores e alunos de 18 países do Caribe. A formação visava formar os participantes na utilização de métodos padronizados de medição das alterações das praias e incluía temas como erosão e acreção, ação das ondas e correntes, qualidade da água e atividades humanas que têm impacto nas praias. Na ocasião foi elaborado um manual para a oficina, com o auxílio do Sea Grant College Program da Universidade de Porto Rico.  Com o Sandwatch, crianças, jovens e adultos têm a possibilidade de atuar nas suas comunidades e envolver-se no melhoramento e na gestão inteligente das áreas litorâneas.

Os objetivos do Sandwatch são:
• fazer com que crianças, jovens e adultos realizem observações, medidas e análises científicas das alterações dos ambientes das praias com uma abordagem interdisciplinar;
• auxiliar os grupos Sandwatch, juntamente com as comunidades, a utilizarem os seus dados e conhecimentos a fim de melhorarem e gerirem as praias de modo inteligente;
• integrar a abordagem Sandwatch nos sistemas educacionais formais e informais e contribuir com a Década da Educação para o Desenvolvimento sustentável;
• ajudar a compreender como a mudança climática interfere nos sistemas das praias;
• reforçar a resiliência dos ecossistemas e contribuir para a adaptação à mudança climática.

 Video sobre sandwatch 
Plataforma Sanwatch 

Sandwatch Manual, English Edition (5.8MB)
Sandwatch Manual, French Edition (5.9 MB)
Sandwatch Manual, Portuguese Edition (4.2MB)
Sandwatch Manual, Spanish Edition 
(3.9MB)

Sandwatch em Cabo Verde

As actividades de Sandwatch em Cabo Verde começaram em: 2011
Coordenação de Sandwatch nas ilhas de Cabo Verde:
Sandwatch nas Ilhas de Cabo Verde é coordenado pela Comissão Nacional de Cabo Verde para a UNESCO. Participam escolas primárias e secundárias nas ilhas da Praia, Santiago e Boa Vista.

Em 2013, realizou-se em Cabo Verde um Workshop Sub-regional de Educação sobre Alterações Climáticas.
Estatuto de Sandwatch nas Ilhas de Cabo Verde: Activo
Actividades e Destaques: Actualizações em curso
________________________________________
Escola Secundária do Salineiro, Cabo Verde conduz Sandwatch Julho de 2021:

Este relatório Sandwatch/UNESCO foi realizado a fim de trazer informações importantes sobre a visita de estudo realizada no sábado, 5 de Junho, à praia do Porto Mosquito, situada na Ribeira Grande de Santiago-Cidade Velha, Património Mundial da UNESCO em 2009. - Clique aqui para mais detalhes!
Julho 2021: Este relatório enquadra-se no âmbito do projecto da UNESCO intitulado ''Sandwatch'', a fim de trazer informações importantes sobre a visita de estudo realizada no dia 05 de Junho, Sábado, à praia balnear de Porto Mosquito, situada em Ribeira Grande de Santiago-Cidade Velha, Património Mundial da Humanidade pela UNESCO em 2009. - Clique aqui para mais detalhes!

 Cabo Verde já tem a sua plataforma Sandwatch

 

 

Documentos e Arquivos

Interatividades

Nosso Escritório