Governança da UNESCO

 

A UNESCO é liderada por três órgãos principais: a Conferência Geral , o Secretariado e o Conselho Executivo .

A Conferência Geral, com representantes de todos os Estados-Membros, define as principais linhas de trabalho da UNESCO. O Secretariado executa o programa da Organização sob a autoridade do Diretor-Geral . O Conselho Executivo monitora a implementação do programa da Organização.  Juntos, esses órgãos impulsionam os esforços da UNESCO em educação, ciência, cultura e comunicação.

A UNESCO, agência da ONU dedicada à educação, ciência e cultura, promove a paz e a segurança internacional por meio da cooperação entre nações. Seu propósito é assegurar o respeito à dignidade humana e garantir o acesso universal ao conhecimento, à cultura e à educação.

Para um melhor conhecimento da visão, ações e valores da UNESCO consulte a sua Constituição aqui

Igualmente no âmbito da Constituição da UNESCO foi criada a Carta das Comissões Nacionais da UNESCO que cada país membro da Unesco deve adoptar pelos seus governos criando por sua vez os seus estatutos embutidos neste instrumento.

Para melhor fazer compreender consulte a Carta das Comissões Nacionais da UNESCO aqui.

A Organização tem 194 Membros e 12 Membros Associados. A filiação à UNESCO é regida pelos Artigos II e XV da Constituição e pelas regras 98 a 101 do Regulamento Interno da Conferência Geral. A filiação às Nações Unidas implica o direito de filiação à UNESCO. Estados que não são membros das Nações Unidas podem ser admitidos na UNESCO, mediante recomendação do Conselho Executivo, por maioria de dois terços dos votos da Conferência Geral.

Territórios ou grupos de territórios que não sejam responsáveis pela condução de suas relações internacionais podem ser admitidos como Membros Associados. Sua admissão e seus direitos e obrigações são determinados pela Conferência Geral (ver 6C/Resolução 41.2 e Textos Básicos).

A maioria dos Estados-Membros estabeleceu Delegações Permanentes na UNESCO que, chefiadas por Embaixadores, realizam a ligação entre a Organização e seus governos.

Todos os Estados-Membros criaram uma Comissão Nacional para a UNESCO. As Comissões Nacionais da UNESCO são órgãos nacionais de cooperação criados pelos Estados-Membros com o objetivo de associar seus órgãos governamentais e não governamentais ao trabalho da Organização.

Vídeo explicativo das ações da UNESCO

A UNESCO conta com 200 Comissões Nacionais de 194 países membros. A seguir a lista das Comissões Nacionais e seus Diretores Gerais

Anexos

Convenção que constitui a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - 1945

Documentos e Arquivos

Interatividades

Nosso Escritório