Património material

Índice do artigo

O Patrimônio Cultural pode ser definido como um bem (ou bens) de natureza material e imaterial considerado importante para a identidade de cada país Os bens culturais imateriais estão relacionados aos saberes, às habilidades, às crenças, às práticas, ao modo de ser das pessoas.


A Cultura Material e Imaterial representa os dois tipos de patrimônio cultural, e que juntos constituem a cultura de determinado grupo ou povo.
O Património cultural material está associada aos elementos materiais e, portanto, é formada por elementos palpáveis e concretos, por exemplo, obras de arte e igrejas etc. etc..

Já o Património cultural imaterial está relacionada aos elementos espirituais ou abstratos, por exemplo, os saberes e os modos de fazer.  Ambas possuem aspetos simbólicos, posto que carregam a herança cultural de determinado povo, ao mesmo tempo que promovem sua identidade.



Património Material

Associada aos elementos concretos de uma sociedade está a cultura material ou o patrimônio cultural material. Esses elementos foram sendo criados ao longo do tempo e, portanto, representam a história de determinado povo. Diversas edificações, objetos artísticos e cotidianos, fazem parte da cultura material, os quais são classificados de duas maneiras:

• Bens móveis: podem ser transportados e reúnem os acervos e coleções.

• Bens imóveis: são estruturas fixas e representam os centros históricos, sítios arqueológicos, etc.

Em 1972 ocorreu em Paris, França, a “Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural”. O evento alertou para a importância do tema, bem como da salvaguarda do patrimônio mundial. Veja o seguinte trecho da convenção que define o conceito de patrimônio cultural material:

O patrimônio cultural é de fundamental importância para a memória, a identidade e a criatividade dos povos e a riqueza das culturas.Nesse sentido, a UNESCO trabalha impulsionada pela Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural (1972), que reconhece que alguns lugares na Terra são de "valor universal excecional",
e devem fazer parte do patrimônio comum da humanidade.


Especialmente a respeito da Convenção do Patrimônio Mundial de 1972, como é popularmente conhecida, é hoje o instrumento internacional da UNESCO que obteve a adesão de mais Estados-membros, incluindo o Brasil. Cerca de 190 países já a ratificaram e se tornaram parte de uma comunidade internacional unida pela missão comum de identificar e salvaguardar o sítios do Patrimônio Cultural e Natural mais significativos do mundo.

A Lista do Patrimônio Mundial atualmente inclui 1007 sítios (779 culturais, 197 naturais e 31 mistos) em 161 Estados-partes. Essa Convenção é única, por combinar os conceitos de conservação natural e de preservação de bens culturais. Enfatizando fortemente o papel das comunidades locais, a Convenção funciona como uma ferramenta eficaz para monitorização  da mudança climática, da urbanização acelerada, do turismo em massa, do desenvolvimento socioeconômico e dos desastres naturais, além de outros desafios contemporâneos.

 

 

Ver a lista

 

 

 

 

Documentos e Arquivos

Interatividades

Nosso Escritório