Historial da E.S. Pedro Gomes

A actual Escola Secundária Pedro Gomes (EX- ASA ou LASA) iniciou a sua actividade em 1987/88 como extensão do Liceu Domingos Ramos.

Desta época ao momento actual, a sua evolução, no campo de recursos materiais, humanos e pedagógicos, constitui uma realidade palpável. Prova disso, neste processo, no começo, com apenas dois blocos: rés-do-chão, 6 salas e 12 turmas, no ano seguinte passou a albergar 22 turmas, pois, o bloco progrediu para o 1º andar. 

Foi encerrada durante dois anos lectivos e transferidos para o Liceu da Várzea, o corpo docente, discente e os demais funcionários em 1994 a 1996. Reaberta em 1996/97 como extensão do Liceu da Várzea, passou a acolher 24 turmas do mesmo nível, 2ºano do Curso Geral, tendo trabalhado em condições difíceis, já que se procedia as obras de ampliação.

Em 1997/98, à luz de portaria Nº 85I87, publicado no B.O Nº 50/97, 1ª série de 29 de Dezembro, criado pelo Governo através do então Ministério da Educação Ciência e Cultura, a Escola Secundária de Achada Santo António, passa a ser denominada: Escola Secundária “ Pedro Gomes” por despacho da sua Excelência, o Ministro da Educação de 6 de Maio de 1998. Neste mesmo ano foi deferida a proposta da institucionalização do dia 24 de Abril, como dia da Escola Secundária “Pedro Gomes” e ganhou a sua autonomia em 1989/90, abrangendo já os pré-fabricados contando então com 30 turmas.

Nesses últimos anos tem-se vindo a construir uma imagem positiva da Escola, através da implementação de alguns projectos como: Oficina de Língua Portuguesa, Equipa de Apoio Pedagógico, semana das nacionalidades, cantinho da amizade, intercâmbios, aquisições de novos equipamentos para a sala multiusos, segurança em ambiente escolar, projecto refeição quente para os alunos mais desfavorecidos, pintura interna das salas, prevenção das DST, álcool, drogas e outros, construção de um recinto desportivo, entre outros.

A escola dispõe de um centro de primeiros socorros e, actualmente, conta com 45 turmas distribuídas nos dois períodos lectivos, cerca de 1700 alunos, 84 professores e 15 auxiliares.

Em Março de 2007 saiu o primeiro jornal da Escola Secundária “Pedro Gomes”, o resultado de um trabalho árduo de um colectivo de professores e alunos abertos à cultura e comunicação. Colectivo este, que pretende não somente informar e entreter os alunos, mas sim, incentivá-los a hábitos de leitura e de escrita, além de funcionar como um meio de integração.

Do exposto, convém realçar que a presente escola sofreu transformações consideráveis. O projecto em pauta testemunha a tal constatação.

Nª de alunos Projectos
1658 Biodiversidade em Cabo Verde

Documentos e Arquivos

Interatividades

Nosso Escritório