A Educação para a Cidadania Mundial (ECM) tem por objeto colocar à disposição dos alunos de todas as idades os meios necessários para que possam assumir um papel ativo, local e globalmente, na construção de sociedades mais pacíficas, tolerantes, inclusivas e seguras.
A ECM baseia-se nos três domínios da aprendizagem - cognitivo, social-emocional e comportamental.
Cognitivo: o conhecimento e a capacidade de pensamento necessários para compreender melhor o mundo e as suas complexidades.
Socio-emocional: valores, atitudes e habilidades sociais que permitem aos alunos desenvolverem-se emocionalmente, psicossocial e fisicamente e viverem com os outros em uma atmosfera de respeito e paz.
Comportamental: conduta, desempenho, aplicação prática e compromisso.
Os resultados essenciais da aprendizagem, os atributos-chave do aprendente, os temas e os objetivos de aprendizagem sugeridos na CMA são baseados nas três áreas de aprendizagem acima mencionadas. Eles estão inter-relacionados e integrados no processo de aprendizagem.
A acão da UNESCO nesta área é orientada pela Agenda da Educação 2030 e pelo Quadro de Acão, especialmente o Objetivo 4.7 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDO 4 sobre Educação), que exorta os países a "assegurar que todos os estudantes adquiram os conhecimentos e competências necessários para promover o desenvolvimento sustentável, incluindo através da educação para o desenvolvimento e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de género, promoção de uma cultura de paz e não-violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e a contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável". »
Mesmo quando o mundo se torna cada vez mais interligado, a paz e o desenvolvimento sustentável continuam a ser ameaçados por violações dos direitos humanos, pela desigualdade e pela pobreza.
A Educação para a Cidadania Mundial (ECM) é a resposta da UNESCO a estes desafios. Através de sua ação, a Organização fornece aos alunos de todas as idades os meios para refletir sobre estas questões em escala global e não apenas local e para se tornarem promotores ativos de sociedades mais pacíficas, tolerantes, inclusivas, seguras e sustentáveis.
O ECM é uma área programática estratégica do Setor de Educação da UNESCO, que se beneficia do trabalho da Organização nas áreas da paz e dos Direitos Humanos. Visa incutir nos alunos os valores, atitudes e comportamentos que são a base para uma cidadania global responsável: criatividade, inovação e compromisso com a paz, os direitos humanos e o desenvolvimento sustentável.
A ação da UNESCO neste campo está enraizada em sua própria Constituição, que visa "construir a paz na mente de homens e mulheres", na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Agenda da Educação 2030 e no Quadro de Ação, notadamente no Objetivo 4.7 do Programa para o Desenvolvimento Sustentável, a Recomendação sobre Educação para a Compreensão Internacional, Cooperação e Paz e Educação relativa aos Direitos Humanos e Liberdades Fundamentais (1974) e o Programa Mundial de Educação para os Direitos Humanos 2005.
No campo da ECM, a UNESCO está focando sua ação em vários temas específicos tais como: Prevenção do Extremismo Violento através da educação, Holocausto e Educação para o Genocídio, Línguas na Educação e, em breve, a ser acrescentado Educação para uma Cultura de Direito.
A UNESCO assegura a difusão do ECM através de uma ampla rede global incluindo seus próprios institutos de categoria 1, outras Agências das Nações Unidas e organizações intergovernamentais, em particular organizações regionais como o Instituto Mahatma Gandhi de Educação para a Paz e o Desenvolvimento Sustentável (MGIEP), o Instituto Internacional para o Desenvolvimento de Capacidades em África (IICBA), o Instituto de Estatística da UNESCO (UIS), o Centro Ásia-Pacífico de Educação para a Compreensão Internacional (APCIEU), a Rede de Escolas Associadas da UNESCO (ASPNet) e as Cátedras UNESCO/UNITWIN.