Programa Homem e a Bisofera-MAB

Índice do artigo

O que é o programa MAB

Em fins de 1982, inscreveram-se, no âmbito do Programa “MAB” 1030 projetos de investigação de campo, associando mais de 10000 investigadores, de 79 países.

O homem predador

Todas as formas de vida estão concentradas na fina camada de terra, ar e água que envolve o nosso planeta: a biosfera. Esta é formada por múltiplos ecossistemas, cada um constituindo uma entidade circunscrita no espaço e no tempo incluindo não só todos os organismos que o habitam- as populações de animais, de plantas, e de outros organismos vivos, entre os quais se inclui, evidentemente, o homem- mas também as condições físicas do clima e do solo e ainda todas as interações dos organismos entre si e entre estes e as condições físicas.

Exemplo: uma floresta tropical num determinado local e num determinado momento, com os milhares de espécies vegetais, animais e microbianas que habitam a parte aérea e o solo da floresta, os milhões de interações específicas que se produzem entre elas, as diversas influencias que o clima e o solo exercem sobre a vida destes múltiplos seres e a modificação que estes sofrem sob o efeito das diversas atividades dos organismos e da própria existência da floresta.

De início, a ação que o homem exercia nestes ecossistemas, de que ele era parte integrante, não era mais importante que a de qualquer outra espécie de mamíferos. No entanto, a partir do momento em que se tornou senhor do fogo, inventou os utensílios e a agricultura, o homem começou a ter poderes para modificar profundamente o ambiente “natural”, o seu equilíbrio inicial e a sua lenta evolução. Estes progressos técnicos permitiram-lhe transformar o seu ambiente imediato de maneira a aí viver menos dificilmente, agravando, no entanto, cada vez mais o equilíbrio dos ecossistemas.

Documentos e Arquivos

Interatividades

Nosso Escritório